Inclusão produtiva como motor da economia criativa
Conectando potenciais na promoção do desenvolvimento brasileiro
Carlos Pignatari é diretor de Impacto Social da Ambev
A economia criativa vem se consolidando no Brasil como um setor estratégico para o desenvolvimento econômico e social do país. Em 2023, por exemplo, o setor gerou mais de 7,8 milhões de empregos, superando a média nacional de contratação. Além de movimentar a economia, área promove oportunidades, fortalece identidades culturais e impulsiona o desenvolvimento de milhões de brasileiros e brasileiras.
Apesar da sua relevância e do potencial de crescimento em várias áreas, o setor ainda enfrenta desafios significativos, como a falta de recursos e o alto índice de informalidade, obstáculos que reforçam a urgência de políticas públicas e investimentos direcionados.
Nesse contexto, a iniciativa privada tem muito a contribuir com seus modelos de negócios e sua capacidade de atuação em diferentes cenários. Com intencionalidade, elas podem e devem implementar programas de incentivo e apoio destinados a fortalecer o seu ecossistema. A economia criativa oferece uma infinidade de oportunidades para impulsionar o crescimento coletivo e, principalmente, promover a inclusão produtiva, colocando mais pessoas em movimento e fazendo a roda girar.
Trabalho e arte
Na Ambev, por exemplo, essa foi a estratégia adotada para promover a inserção e a participação desses profissionais no mercado de trabalho e na economia. Em parceria com o Instituto Brasileiro de Teatro (IBT), oferecemos trilhas formativas presenciais e online aos participantes do IBT e disponibilizamos uma sala dedicada a ensaios e treinamentos para artistas. Com essa iniciativa, contribuímos para melhorar a qualidade de vida de uma parcela significativa da população e para diminuir as desigualdades sociais no país.
A Ambev reconhece a força do mercado de entretenimento na economia brasileira e o potencial de consumo da população. Como uma das patrocinadoras da cultura nacional, a companhia quer seguir movimentando esse mercado, apoiando iniciativas que vão além do impacto social, que promovem crescimento compartilhado e criam experiências em que as pessoas são protagonistas.
Ao impulsionar a economia criativa com foco na inclusão produtiva, estamos contribuindo para a construção de um mercado mais justo, inovador e ível. Facilitamos o caminho para que centenas de brasileiros tenham mais oportunidades de crescer junto com a gente, mostrando que valorizar a pluralidade é, sim, uma forma potente de fazer negócios.
Investir em iniciativas como essa reforça o compromisso social das empresas e seu papel essencial na promoção do desenvolvimento de milhões de brasileiros e brasileiras – todos os dias, em qualquer época do ano.
[