-
Após classificação, Jardim diz que tem sido difícil escalar o Cruzeiro; entenda
-
Copa do Brasil chega a 10 classificados às oitavas; confira os próximos confrontos
-
Cruzeiro vence o Palmeiras e mantém liderança isolada do Brasileiro feminino
-
Site coloca dois jogadores do Cruzeiro no top-10 de melhores do Campeonato Brasileiro; veja quem são
-
Cruzeiro e Valentín Gómez avançam nas negociações; saiba os detalhes
Destaque do Sada Cruzeiro, Alê cita fator decisivo para sucesso dos líberos na equipe
Eleito o melhor da posição na Superliga e convocado para a seleção, Alê dá sequência a 'escola de líberos' do Sada Cruzeiro

Campeão de tudo pelo Sada Cruzeiro, eleito o melhor da função na Superliga e convocado para a seleção brasileira para a disputa da VNL, o líbero Alê vem dando sequência à uma história vitoriosa no clube. E não teme revelar o 'segredo' do sucesso.
Atual dono da posição que teve o hoje ex-líbero Serginho como referência por quase uma década, Alê destaca a capacidade do Sada Cruzeiro em buscar jogadores 'certos' para cada posição.
"Eu acho que, na verdade, a escolha dos jogadores que representam o Sada Cruzeiro é feita a dedo. Não só a posição de líbero, mas ponteiro, levantador, oposto, central, todo mundo que é requisitado para vestir a camisa do Sada Cruzeiro tem um peso a mais", afirmou Alê em entrevista exclusiva a O TEMPO Sports.
Na visão do líbero, o Sada Cruzeiro, ao montar seus elencos, sempre busca jogadores com mentalidade vencedora. E com a posição de líbero não seria diferente.
"É a filosofia do time, um time que sempre foi muito vencedor, que tem uma mentalidade de sempre estar ganhando, disputando todos os títulos possíveis", afirmou. De fato, nesta temporada, o time venceu cinco dos seis torneios que disputou.
Deixando a modéstia um pouco de lado, Alê reconheceu ter esse mesmo 'espírito'. "Acho que quando você pega um jogador que tem esse perfil, a vibe bate perfeitamente", brincou.
SUCESSO DO ANTECESSOR
O principal nome na história do Sada Cruzeiro na posição é Serginho, que defendeu o clube entre a temporada 2010/2011 e 2019 a 2020, tendo conquistado 34 troféus, entre eles o tricampeonato no Mundial de Clubes, o hexa da Superliga e Sul-Americano, além do tetra da Copa Brasil.
Como praticamente não dava 'brecha' na equipe, vários outros jogadores da posição que aram pelo Sada Cruzeiro acabaram atuando pouco pela equipe (veja ao final da matéria).
Após a saída de Serginho, o Sada Cruzeiro contou com nomes como Lukinha, Lucas Bauer e Lukinhas na função de líbero. Mas desde que foi contratado pelo Sada Cruzeiro em 2023, Alê 'tomou conta' da posição. A torcida espera que ele possa seguir os caminhos de Serginho.
Líberos do Sada Cruzeiro*:
- Leandro Greca (2009 a 2010)
- Serginho (2010 a 2020)
- Lucianinho (2009 a 2010)
- Matheus Caporal (2009 a 2010)
- Kachel (2013 a 2015)
- Vanderson (2015/2017)
- Lukinha (2019 a 2023)
- Lucas Bauer (2018 a 2023)
- Alê (desde 2023)
- Lukinhas (2017 a 2020 e desde 2023)
*Atletas que atuaram na equipe principal