VÔLEI MASCULINO

Vôlei: Matheus Brasília vibra com nova chance na seleção e destaca: ‘aproveitar cada oportunidade’

Levantador do Sada Cruzeiro tem a oportunidade de entrar na lista oficial de Bernardinho na seleção, que vive processo de renovação

Por Bárbara Ribeiro
Atualizado em 21 de maio de 2025 | 11:20

O Brasil estreia na Liga das Nações (VNL 2025) no dia 11 de junho, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, contra a República Islâmica do Irã. Em fase de preparação para a competição, no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV), em Saquarema, o levantador Matheus Brasília, campeão da Superliga Masculina 2024/25 com o Sada Cruzeiro, não escondeu a emoção de mais uma vez vestir as cores da seleção.

“Estou animado, motivado. Acho que conquistar um título (da Superliga) sempre dá um ânimo, uma força a mais para seguir buscando, evoluindo, trabalhando. E dentro da seleção brasileira não existe ambiente melhor para isso: evolução, trabalho, conquistas, disputar contra os melhores do mundo”, destacou o levantador do Sada Cruzeiro.

Em processo de renovação da seleção, Brasília, que vestiu a camisa verde e amarela na campanha da VNL 2024 e das Olimpíadas de Paris como substituto de Bruninho, se vê em condições de brigar por um lugar entre os principais armadores do país na lista oficial de Bernardinho, que será divulgada em breve. A expectativa aumenta com a aposentadoria do levantador Bruninho da seleção.

“Acho que o principal agora é evoluir e desfrutar desses momentos. Aproveitar cada oportunidade para, lá na frente, estarmos ainda melhores. Essa primeira etapa no Rio já chega com uma certa pressão, natural, claro, jogando em casa com a torcida e isso faz bem para o crescimento de cada um”, afirmou Brasília.

Balanço da temporada

Brasília e Thiery pela seleção de novos em 2024 (Nicolas Meyer/Divulgação)

Eleito o melhor levantador do Mundial de Clubes 2024, do Sul-Americano de Clubes 2025 e da Superliga 2024/25, Brasília teve papel fundamental em uma temporada vitoriosa com o Sada Cruzeiro, que garantiu cinco títulos dos seis torneios que disputou.

Com distribuição precisa e leitura de jogo refinada, Brasília foi peça-chave no sistema tático do técnico Filipe Ferraz, no Sada Cruzeiro. Em alguns momentos, também surpreendeu ao ser usado como arma ofensiva, com presenças pontuais no ataque, quebrando o padrão da defesa adversária.

“Acho que foi uma temporada muito bacana, muito especial. Tivemos grandes confrontos, Mundial, Sul-Americano, a própria Superliga. Me sinto talvez um pouco mais preparado, sempre pensando na evolução. Vamos dar o nosso melhor e buscar evoluir sempre. É um processo longo, mas temos certeza de que podemos chegar mais fortes no final”, avaliou o levantador.

Pela seleção, o atleta de 28 anos continua ganhando espaço. Com regularidade nas convocações de Bernardinho e evolução técnica visível, Brasília é uma das apostas da nova geração para o ciclo olímpico rumo a Los Angeles 2028.

“É início de ciclo. Estamos buscando crescer, tivemos algumas trocas importantes nesse começo, então temos que estar ainda mais motivados. Toda a comissão técnica está dando o e, o apoio. E todos aqui estão muito comprometidos com o processo”, finalizou Brasília.

VNL 2025

A seleção brasileira masculina busca o bicampeonato — a primeira conquista foi em 2021. Além do Rio de Janeiro, Chiba, no Japão, e Chicago, nos Estados Unidos, sediarão os confrontos na primeira fase do torneio, que é divida em três semanas.

As oito melhores equipes avançam à fase final, que é eliminatória e começa com as quartas.

Veja a tabela da Liga das Nações 2025 de vôlei masculino

Semana 1 (Rio de Janeiro)

  • 11 de junho: Brasil x Irã 
  • 12 de junho: Brasil x Cuba
  • 14 de junho: Brasil x Ucrânia
  • 15 de junho: Brasil x Eslovênia

Semana 2 (Chicago/EUA)

  • 25 de junho: Brasil x Canadá 
  • 26 de junho: Brasil x China
  • 28 de junho: Brasil x Itália 
  • 29 de junho: Brasil x Polônia

Semana 3 (Chiba/JAP)

  • 16 de julho: Brasil x Argentina
  • 18 de julho: Brasil x Turquia
  • 19 de julho: Brasil x Japão 
  • 20 de julho: Brasil x Alemanha

Fase final

  • de 30 de julho a 3 de agosto, em Ningbo Beilun, China