ARENA UNIBH

Minas vence clássico contra o Sada Cruzeiro e mantém 100% no Mineiro de vôlei

O resultado mantém a invencibilidade do time equipe minastenista que chega à sexta vitória em seis jogos

Por Bárbara Ribeiro
Atualizado em 19 de setembro de 2024 | 00:48

No confronto entre os dois únicos invictos do Mineiro de vôlei, o Itambé Minas venceu o clássico contra o Sada Cruzeiro por 3 sets a 1, de virada, na noite desta quarta-feira, 18 de setembro, na Arena UniBH, em Belo Horizonte. As parciais foram de 16/25; 26/24; 25/21; 25/19.

Na partida, o oposto Samuel foi o maior pontuador da equipe minastenista, com 18 pontos, seguido pelo ponteiro Paulo, que marcou 15, mesma pontuação do oposto celeste Wallace. 

O técnico Guilherme Novaes, do Itambé Minas, fez uma análise do desempenho do grupo após mais uma vitória no torneio Estadual. “Temos uma equipe muito forte e equilibrada. Conseguimos superar uma situação difícil dentro da partida, mantivemos a concentração e isso foi crucial para sairmos com o resultado positivo. Ainda tem muita coisa pela frente, então vamos recuperar os atletas e continuar crescendo como grupo, tanto tecnicamente quanto taticamente”, destacou o treinador.

O resultado mantém a invencibilidade da equipe minastenista, que chega à sexta vitória em seis jogos e soma 18 pontos no torneio estadual. Já a equipe celeste ocupa a segunda colocação, com 11 pontos e um jogo a menos.

“No primeiro set, o nosso time foi muito bem taticamente, muito agressivo no nosso saque e no side-out. Por um momento, paramos e inverteram-se os papéis. Eles começaram a nos agredir, a sacar bem e não pararam. Continuaram sendo agressivos, dificultando para nós, e nossa recepção teve que trabalhar com a bola pesada. Não conseguimos retomar a confiança no saque, que é o que temos de melhor, junto com o side-out. Ficou difícil, e não conseguimos sair das dificuldades. Não podemos parar em nenhum momento de remar, de tentar buscar, e isso serve de lição para que a gente cresça nos próximos jogos. É apenas começo de temporada e vamos evoluir muito ainda”, avaliou o técnico Filipe Ferraz, do Sada Cruzeiro.

Após o jogo na capital mineira, a equipe comandada pelo técnico Filipe Ferraz seguirá para Montes Claros, onde enfrentará o time local na sexta-feira (20/9), às 20h40. A equipe minastenista, por sua vez, permanece em Belo Horizonte e recebe o Azulim/Unifucamp/Monte Carmelo na Arena UniBH, na próxima segunda-feira (23/9), às 19h30.

O Jogo

Em uma partida com a Arena UniBH lotada, as duas equipes protagonizaram um duelo intenso, trocando pontos a todo momento. No primeiro set, o Sada Cruzeiro começou na frente e abriu 5 a 3 no placar.

No entanto, a equipe minastenista reagiu e deixou tudo igual em 6 a 6. O jogo seguiu parelho; a equipe estrelada foi incisiva em suas jogadas e aproveitou os erros do adversário para, mais uma vez, assumir a liderança do placar, fazendo 20 a 13. Apesar da sequência de erros de saque de ambos os lados, a Raposa manteve a vantagem e venceu o set por 25 a 16.

A derrota no primeiro set não abalou os donos da casa, que controlaram a recepção e ajustaram o ataque para abrir vantagem em 16 a 13. O técnico do Sada Cruzeiro, Filipe Ferraz, mexeu na equipe e colocou Oppenkoski no lugar de Lucão. O técnico Gui Novaes também fez alterações: trocou Renato por Paulo e Bertolini por Kelvi. Com muito volume de jogo, a equipe celeste buscou a reação e acabou virando o placar para 21 a 19. A partir daí, os times mantiveram-se sempre próximos no placar, empatando por 23 a 23.

Douglas entrou no lugar de Vaccari, do lado cruzeirense, no final da parcial, mas a equipe minastenista, forte no bloqueio, fechou o set em 26 a 24.

Com o jogo empatado em sets, ambas as equipes voltaram à quadra decididas a não aliviar na partida. No terceiro set, o Minas começou de forma mais dominante, abrindo três pontos de vantagem e fazendo 6 a 3, mas viu o Sada Cruzeiro encostar novamente no placar. A partida se manteve equilibrada, chegando a 13 a 13. Com um saque de Gabriel, a equipe minastenista conseguiu assumir a liderança, fazendo 17 a 13. No fim, os donos da casa fecharam o set em 25 a 21, com uma bola fora de Wallace.

Precisando vencer para seguir na partida, o Sada Cruzeiro enfrentou dificuldades na organização ofensiva, enquanto o Minas pressionou no contra-ataque. Os dois times trocaram pontos durante a parcial, mas a equipe minastenista foi dominante, abrindo vantagem em 18 a 14 e, em seguida, fechando o jogo em 25 a 19.