Novo rico

Opinião: Vai ser bom acompanhar o campeonato da Arábia Saudita?

Contratações de jogadores de peso e grandes craques chamam a atenção, mas terá audiência?

Por FredericoJota
Publicado em 28 de julho de 2023 | 19:54

Imagine ver um jogo com, de um lado, Cristiano Ronaldo, Mané e Brozovic e, de outro, Benzema e Kanté. Isso em contar que, no mesmo campeonato, tem um outro time com Roberto Firmino, Koulibaly e Mendy. Estou falando, claro, da agora rica liga da Arábia Saudita e, mais especificamente, de Al Nassr, Al Ittihad e Al Ahli. Nomes atraentes não faltam, mas o que esperar do campeonato e como levar uma audiência estabelecida para o Oriente Médio?

A partir do momento que os times sauditas começam a levar jogadores que não estão em fim de carreira e am a competir por atletas mais novos, que estão efetivamente aceitando as ricas propostas, o campeonato chama a atenção, mesmo com a concentração de dinheiro em quatro times - além dos três citados acima, tem também o Al Hilal. O quarteto foi estatizado e recebe uma boa injeção financeira.

Os olhares dos fãs de futebol acostumados a ver esses jogadores nos grandes europeus podem ser atraídos? Quem está acostumado a ver Premier League, La Liga e a Serie A italiana vai pensar nessa nova opção (sem falar nos brasileiros que acompanham também o Brasileirão)?

São muitas dúvidas e, entre elas, o fato de Arábia ser simplesmente um novo eldorado ageiro, como, recentemente aconteceu com a China e, há mais tempo, com o Japão. Será que vai ser? Tem, também, a procura por jogos de clubes europeus tradicionais e tradição não se cria de um dia para o outro. 

Videocast analisa novo momento do futebol na Arábia Saudita

Fato é que, hoje, intriga muito ver uma quantidade enorme de craques optando por um caminho pouco usual em se tratando de grandes estrelas. Descentralizar o futebol sempre é uma opção interessante e que pode ajudar no desenvolvimento do esporte em outras frentes, mas ainda é um longo processo. A ideia árabe de transformar sua liga em uma das maiores do mundo segue firme.

Na minha opinião, a quantidade de jogdaores que está tomando o rumo da Arábia faz com que o campeonato pode ser visto até mesmo pela curiosidade. Assim como gostaria de ver como será o desempenho desses clubes em um Mundial da Fifa. Quero ver na prática o resultado, tanto internamente quanto externamente. Se desenvolver o futebol no país a ponto de ajudar a fortalecer uma seleção, por exemplo, pode valer a pena. Se vai conseguir brigar com a audiência dos tradicionais, isso será uma outra história. O Tempo dirá.