-
Cruzeiro e Valentín Gómez avançam nas negociações; saiba tudo
-
Atlético e Cruzeiro têm opções livres na próxima janela; confira
-
Cruzeiro | Últimas notícias, jogos, contratações e mais
-
Copa do Brasil: veja quem viajou com Cruzeiro para enfrentar o Vila Nova
-
Hulk explica pênalti perdido e revela problemas de saúde do elenco do Atlético
Conheça o Avellino, o clube italiano que muda de divisão quando os papas morrem
Pequeno clube da Itália tem histórias de o em divisiões inferiores coincidentemente em épocas em que papas morrem
O Avellino, clube italiano fundado em 1912 e que tem uma história tímida no futebol de seu país, com apenas dez temporadas na elite, vai comemorar nesta temporada mais um o: vai jogar a segunda divisão depois de ter confirmado a saída da terceirona no último final de semana. Mas o que isso tem de diferente? O fato de que sempre que um papa morre, o clube sobe de divisões no futebol italiano. E isso desde a década de 1950.
A coincidência foi confirmada mais uma vez nesta segunda (21). O clube se garantiu na segundona italiana no fim de semana anterior à morte do papa Francisco. Essa curiosa ligação começou na temporada 1958/59, quando o Avellino estava na quarta divisão. Em outubro de 1958, o papa Pio XII faleceu e, meses depois, o Avellino fechou a temporada com o o.
Isso voltaria a acontecer em 1963. Em junho daquele ano, o papa João XXIII faleceu. E adivinhem o que aconteceu? O Avellino, que tinha sido rebaixado para a quarta divisão, voltou para a terceirona italiana.
+ América, Atlético e Cruzeiro lamentam a morte do papa Francisco
Paulo VI ficou no cargo até 1978, foi sucedido pelo papa João Paulo I, que ficou apenas 33 dias no posto mais alto da Igreja Católica, substituído por João Paulo II. Paulo VI morreu em agosto e João Paulo I em setembro daquele ano, logo depois de o Avellino confirmar sua histórica chegada à Série A da Itália.
O papado de João Paulo II foi longo e se estendeu até 2005, mais precisamente até abril. Em junho daquele mesmo ano, o Avellino, que já tinha despencado para a terceira divisão, derrotou o tradicional Napoli para voltar para a segunda divisão.
+ Nem Maradona, nem Messi: papa Francisco gostava mesmo era de Pelé
Em 2013, mais uma coincidência. O papa Bento XVI renunciou em fevereiro. E, acredite: o Avellino, que já estava de volta à terceira divisão, voltou para a segunda divisão nada menos do que 48 horas depois da saída do papa alemão.
No último final de semana, no sábado (19), o Avellino derrotou o Sorrento e voltou para a segunda divisão. E 48 horas depois, o papa Francisco morreria, mantendo uma curiosa tradição.