Saúde não é perfeição
Informações contraditórias afetam o paciente
Se amos perto das redes sociais, não é difícil encontrar milhares de vídeos dizendo para fazer ou não fazer algo. Muitas vezes somos também apresentados a conteúdos contraditórios: profissionais diferentes falando que o mesmo alimento é o vilão ou o mocinho.
Esse excesso de consumo de conteúdo tem criado verdadeiras paranoias. O o à opinião do mundo inteiro faz com que tenhamos a sensação de sempre estarmos fazendo algo errado.
Há pouco tempo, eu recebia pacientes que me relatavam os sintomas já com possíveis quadros, pois haviam visto no Google o que aqueles sintomas poderiam ser. Eram pacientes que chegavam muito empoderados, mas também nervosos e comumente com um “diagnóstico” muito pior do que aquilo que era o adoecimento real.
Responsabilidade na informação
Hoje em dia recebo pacientes confusos, falando que viram sete vídeos e que cada um dizia algo diferente. Dizem que não sabem qual esporte, dieta, rotina e horário de dormir é o melhor. É tanta informação que tudo aquilo que fazem parece ser errado ou ao menos não otimizado o suficiente.
Se por um lado a democratização da educação na saúde é vital, por outro é necessário ter muita responsabilidade no ar dessa informação.
O terror vende, nos afeta e viraliza. Infelizmente, muitos profissionais preferem ter muitos seguidores na redes sociais a ter um real compromisso com a veracidade ou com as nuances necessárias. Isso cria em nós um estado de hipervigilância, que é muito prejudicial para a própria construção de nossa saúde.
O estresse e ansiedade gerados fazem com que vivamos em um constante estado de insatisfação. Não importa o que façamos, sempre tem alguém que faria melhor.
Esse estado constante de avaliação de nossa saúde faz até mesmo com que nossa percepção de dor se aflore. Alguma dor pequena e pontual pode ar a ser percebida como uma possível fatalidade.
Perigos das redes sociais
Nós temos que ser atentos e vigilantes, mas também coerentes. Salvo aqueles que possuem problemas mais severos, fazer o básico bem feito costuma garantir muita saúde.
Ter uma alimentação majoritariamente natural, com frutas e verduras em abundância, dormir oito horas por noite e se exercitar com frequência já nos levam para um caminho de muita saúde.
A vida não é uma eterna busca por performance. Se estamos cumprindo uma rotina de cuidados, também podemos viver com a segurança de que nossa base está pronta para que possamos fazer com nossa existência aquilo que desejarmos.
Vivo diariamente a complexidade da relação com as redes sociais e, por mais que seja difícil, faço a vocês o convite: tentem se afastar delas por uma semana, não apenas delas, mas do o constante a notícias sensacionalistas, estejam elas onde estiverem. Aposto que, depois de uma resistência inicial, surgirá uma profunda paz.
S
aúde também é tranquilidade e equilíbrio.