-
Supermercado a a funcionar 24 horas em BH após reinauguração; saiba onde
-
Restituição do 2º lote do Imposto de Renda terá correção de 1%; veja calendário
-
Mapa divulga lista de cafés impróprios para consumo e manda recol
-
Stellantis em Betim pode ser maior fabricante da empresa em 2025
-
Presidente da Fiemg critica aumento do IOF e fala sobre possível candidatura em eleições
Mercado de trabalho: supermercados abrem vagas para todas as gerações
Superintendente do Verdemar, Leandro Souza de Pinho discute os desafios e as estratégias para contratação em seminário promovido pelo O TEMPO
As novas perspectivas do mercado de trabalho, dos empregadores e funcionários foi tema do seminário “Conexões Profissionais: O Futuro do Trabalho entre Gerações”, promovido por O TEMPO na última terça-feira (20). Em um momento de transformação de todos os setores, os supermercados estão entre os mais sensíveis às mudanças.
No primeiro trimestre deste ano, havia 357 mil vagas de trabalho na área, que enfrenta dificuldade de contratação. Os desafios e as alternativas foram discutidos pelo superintendente de Recursos Humanos (RH) do Verdemar, Leandro Souza de Pinho, no “Entre gerações: estratégias para um mercado mais diverso, preparado e competitivo”.
Por muito tempo, os supermercados foram uma porta de entrada para a geração mais jovem conseguir seu primeiro emprego. Isso se mantém?
Contratamos para o primeiro emprego desde o começo da nossa existência. As pessoas encontram no varejo a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho. Mas não basta dar oportunidade. Temos que dar oportunidade com possibilidade de as pessoas se desenvolverem na organização, crescerem não só na mesma função, mas ter formação interna.
Muitos supermercados têm contratado mão de obra mais velha também, como pessoas que querem uma recolocação no mercado. Quais são as particularidades de captar e reter esse perfil de trabalhador?
Na Organização Verdemar, temos o projeto chamado “Talentos da Maturidade”, um projeto incrível. Temos mais de mil pessoas desse grupo na empresa, e a grande questão é valorizar o potencial delas. Em todas as nossas divulgações de vagas, não há limitação de idade, muito pelo contrário.
Qual tem sido o maior chamariz para se diferenciar da concorrência e conquistar o trabalhador?
A grande questão é dar significado à atividade e ter, obviamente, salário compatível e boas condições de trabalho. Mas nada que você tenha, nem um pacote de benefícios, em um ambiente que não seja saudável, é perene. Temos que trabalhar a atração com salário, benefícios e condições positivas de trabalho, mas, na medida em que a pessoa entra na empresa, ela tem que encontrar um lugar ao qual deseja pertencer, em que ela encontre a possibilidade de se desenvolver como pessoa e como profissional.
Confira a participação de superintendente de Recursos Humanos (RH) do Verdemar, Leandro Souza de Pinho, no “Entre gerações: estratégias para um mercado mais diverso, preparado e competitivo”: