-
Sem Fábio, Cruzeiro inaugura espaço em homenagem aos 'Heróis da Nação Azul'
-
Cruzeiro pode perder até quatro jogadores para o jogo contra Palmeiras
-
Wendel exalta ambiente no Cruzeiro com Pedrinho: 'Eu não podia entrar na Toca'
-
Ex-Atlético deixa futebol mexicano após oito anos e prepara volta ao Brasil
-
Hulk, do Atlético, rebate pergunta sobre condição física
Quem é Bia Souza? Conheça a medalhista de ouro do judô nas Olimpíadas de Paris
Brasileira conquistou a medalha de ouro em sua primeira olimpíada
Beatriz Souza conquistou a medalha de ouro para o judô do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024, na categoria "acima de 78kg". A campeã olímpica, ocupa a quinta posição no ranking mundial, venceu a israelense Raz Hershko na decisão, em sua primeira participação nos Jogos.
Nascida em Peruíbe, litoral de São Paulo, Beatriz Souza, carinhosamente chamada de "Bia", tem 26 anos de idade, tem 1,78m de altura e pesa cerca de 115kg. A judoca brasileira é atleta do clube Pinheiros, em São Paulo, ela é presença constante nos pódios das principais competições do esporte.
A judoca brasileira nasceu em 20 de maio de 1998, em Itariri (SP). Sendo a caçula da família, Beatriz Souza teve o exemplo dentro de casa, pois seu pai praticava judô. “Comecei a fazer judô na Associação Budokan de Peruíbe, que é minha cidade natal. Fiquei lá até os meus 13 anos, quando vim morar em São Paulo. E chegando aqui fiquei um ano na Sociedade Esportiva Palmeiras e depois fui para o Pinheiros, onde já estou há cinco anos”, relatou a atleta ao Esporte Clube Pinheiros.
Atualmente, é 3° Sargento militar do Exército Brasileiro e integrante do Programa de Atletas de Alto Rendimento do Ministério da Defesa. Além disso é treinada por Maria Suelen Altheman e estudante de istração. Bia é casada com o ex-jogador de basquete Daniel Souza.
Em Paris, a brasileira estreou como cabeça de chave contra a argentina Izayana Marenco e aplicou um Ippon com menos de a noum minuto e venceu o combate. Nas quartas, enfrentou a sul-coreana Hayun Kim: a luta foi decidid Golden Score, após revisão da arbitragem, que deu decisão à favor de Bia, após um Waza-Ari de contra-ataque.
Títulos de Bia Souza no Judô
Campeonatos Mundiais
- 2 Prata - Budapeste-2017, no torneio por equipes mistas, e em Tashkent-2022, no torneio individual;
- 4 Bronze - Tóquio-2019 e Budapeste-2021, no torneio por equipes mistas, e Budapeste-2021 e Doha-2023, no torneio individual.
Jogos Pan-Americanos
- 1 Prata - Santiago-2023, no torneio por equipes mistas,
- 2 bronzes -Lima-2019 e Santiago-2023, no torneio individual.