-
Cruzeiro e Valentín Gómez avançam nas negociações; saiba os detalhes
-
Atlético e Cruzeiro têm opções livres na próxima janela; confira
-
Cruzeiro | Últimas notícias, jogos, contratações e mais
-
Hulk explica pênalti perdido e revela problemas de saúde do elenco do Atlético
-
Copa do Brasil: veja quem viajou com Cruzeiro para enfrentar o Vila Nova
Cruzeiro tem seis jogadores pouco escalados que ainda não fizeram 7 jogos no Campeonato Brasileiro
Janela de transferências do meio do ano pode promover saídas no elenco celeste
Durante a má fase do Cruzeiro em 2025, em que a Raposa era muito questionada pelo desempenho dentro de campo, o técnico Leonardo Jardim sempre deixava claro que não havia participado da montagem do elenco, que foi pensado quando Fernando Diniz ainda treinava a equipe azul. Jardim sempre dizia que, por não ter opinado na escolha dos atletas, tinha dificuldades para implantar seu estilo de jogo, mas com a janela do meio do ano, o comandante celeste poderá pedir nomes que julgue mais adequados.
Com isso, alguns atletas da Raposa podem deixar o clube, em uma possível reformulação. Para sair do Cruzeiro rumo a outro clube do Brasil, os atletas não podem ter realizado mais do que seis partidas no Campeonato Brasileiro. Ao todo, 12 jogadores do elenco celeste se encaixam nestas condições.
Porém alguns deles ou são titulares (casos de Fagner), ou são considerados importantes para compor o elenco (como Bolasie e Dinenno) ou estão lesionados (como Matheus Henrique). Desta forma, há seis atletas que vêm sendo pouco utilizados no time azul que ainda podem atuar por outro time brasileiro em 2025. Veja a lista.
Walace – cinco jogos pelo Campeonato Brasileiro
Contratado por R$ 42,9 milhões em julho de 2024, Walace foi uma das grandes apostas da gestão Pedro Lourenço para ‘turbinar’ o elenco do Cruzeiro para a temporada ada. Porém o atleta não conseguiu repetir o mesmo desempenho que o consagrou na Europa e virou alvo de críticas da China Azul, especialmente pelas falhas na final da Copa Sul-Americana, contra o Racing-ARG.
Neste ano, apesar de ter melhorado o rendimento, não ‘conquistou’ o técnico Leonardo Jardim a ponto de ganhar uma vaga no time titular e é considerado um reserva. Tanto é que o atleta sempre é escalado quando Jardim decide usar um time alternativo e dificilmente entra durante os jogos do time considerado titular.
Outro fator que pode contribuir para a saída de Walace é o interesse do Grêmio em contar com o futebol do jogador. O volante é cria da base gremista, e o Tricolor Gaúcho chegou a formalizar proposta.
A negociação pode ser feita a partir de junho, quando o Campeonato Brasileiro terá uma pausa de um mês em função do Mundial de Clubes da FIFA. Caso a transferência se concretize, Walace será o segundo jogador a deixar o Cruzeiro rumo ao Grêmio após a chegada de Leonardo Jardim. O outro foi Marlon.
William – cinco jogos no Campeonato Brasileiro
William não vive seus melhores momentos com a camisa do Cruzeiro. O atleta chegou à Raposa em janeiro de 2023, após ficar cinco meses sem clube. Em sua primeira temporada, foi um dos pilares da Raposa na campanha de permanência na Série A. No ano seguinte, 2024, fez um primeiro semestre de destaque, principalmente pela força ofensiva.
Porém caiu de rendimento na segunda metade do ano e também ou a ser questionado pela China Azul. Em 2025, até agora não conseguiu retomar os grandes momentos e acabou perdendo a titularidade da equipe para Fagner.
Marquinhos - quatro jogos no Campeonato Brasileiro
Chegou na virada de ano para reforçar o elenco do Cruzeiro, após a temporada abaixo do esperado em 2025. Vindo da Europa, onde defendeu o Arsenal, Marquinhos começou como titular da equipe celeste, jogando as 10 partidas do time no Campeonato Mineiro.
Mas no Campeonato Brasileiro, atuou em apenas quatro jogos, menos da metade dos nove que a Raposa jogou até o momento. Com a chegada de Wanderson, Marquinhos perdeu ainda mais espaço, já que o camisa 94 se encaixou no que o técnico Leonardo Jardim pensa para a equipe. Em 16 jogos na temporada, até agora Marquinhos tem duas participações em gols.
Lautaro Díaz - três jogos no Campeonato Brasileiro
Outro reforço da primeira janela de contratações da gestão Pedro Lourenço. Chegou em julho de 2024 contratado junto ao Independiente del Valle-EQU, tendo como grande destaque gols contra times brasileiros, como São Paulo e Palmeiras. O início de Lautaro foi positivo, com gols importantes contra Botafogo (na vitória por 3 a 0 pelo Campeonato Brasileiro) e Libertad-PAR (pelas quartas de final da Copa Sul-Americana).
Em 2025, Lautaro viu seu rendimento cair, com falhas técnicas em domínios, finalizações e outros fundamentos. Até agora na temporada, jogou 14 jogos e marcou dois gols. É outro atleta que só tem sido acionado por Leonardo Jardim em jogos do time considerado alternativo.
Gamarra - dois jogos no Campeonato Brasileiro
Contratado por empréstimo para repor a ausência de João Marcelo, que lesionou o joelho no dia 2 de fevereiro, Gamarra não conseguiu se firmar no Cruzeiro. Quando foi acionado, o defensor mostrou dificuldades na zaga celeste. Diante das atuações irregulares, acabou no banco de reservas, ainda mais diante da consolidação de Fabrício Bruno e Villalba como dupla titular da defesa azul.
Porém quando um dos dois titulares se machuca, Jonathan Jesus tem sido a primeira opção de Jardim. Gamarra até o momento fez apenas quatro jogos com a camisa do Cruzeiro. Ele está emprestado pelo Athletico-PR até o fim da temporada.
Rodriguinho - um jogo no Campeonato Brasileiro
Chegou ao Cruzeiro sem custos, após ficar sem contrato com o América. Porém recebeu poucas oportunidades no ano, jogando apenas sete partidas. Na maioria das vezes em que entrou, foi quando a Raposa escalou um time reserva. No Campeonato Brasileiro, por exemplo, torneio que o time celeste trata como prioridade, Rodriguinho só foi utilizado em um dos nove jogos da equipe.
Ele ainda não contribuiu para gols na temporada.