BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou novos exames nesta quinta-feira (31), no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, para repetir a avaliação de imagem devido a queda que sofreu no banheiro do Palácio da Alvorada, no dia 19 de outubro.
Segundo o boletim médico assinado pelos diretores Rafael Gadia e Luiza Dib, do hospital, ele segue estável doze dias após o acidente doméstico. O documento indica, porém, que segue a recomendação para que o presidente não faça viagens longas.
“Apresentou estabilidade em relação aos exames anteriores. Deve seguir trabalhando em Brasília. No momento, o presidente persiste sem quaisquer sintomas, devendo manter o acompanhamento clínico e realizar novo controle de imagem em três dias. Ele permanece sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio”, diz o boletim.
No último dia 19, o presidente sofreu uma queda no banheiro, ao cortar a unha do pé, bateu a nuca e precisou de cinco pontos devido a um corte na cabeça, que causou uma leve hemorragia cerebral.
Desde então, Lula é monitorado e realiza exames periódicos para reavaliação médica. Em função do acidente, desmarcou vários compromissos, entre eles, uma viagem a Kazan, na Rússia, onde participaria da Cúpula do Brics.
Mas na sexta-feira (25), participou de cerimônia de do acordo de repactuação pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG). Foi sua primeira aparição pública, após o acidente doméstico, ainda com pontos na parte de trás cabeça. Na segunda-feira (28), ele retornou ao hospital para retirar os cinco pontos.