PÓS-QUEDA

Lula apresenta estabilidade, mas deve continuar em Brasília, apontam exames 1k5ft

Presidente tem feito exames reiterados desde que sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, no dia 19 de outubro 2y4lk

Por Levy Guimarães
Publicado em 31 de outubro de 2024 | 13:15
 
 
Lula segue estável doze dias após sofrer queda no banheiro, mas terá de continuar em Brasília, aponta exame médico Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou novos exames nesta quinta-feira (31), no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, para repetir a avaliação de imagem devido a queda que sofreu no banheiro do Palácio da Alvorada, no dia 19 de outubro.

Segundo o boletim médico assinado pelos diretores Rafael Gadia e Luiza Dib, do hospital, ele segue estável doze dias após o acidente doméstico. O documento indica, porém, que segue a recomendação para que o presidente não faça viagens longas.

“Apresentou estabilidade em relação aos exames anteriores. Deve seguir trabalhando em Brasília. No momento, o presidente persiste sem quaisquer sintomas, devendo manter o acompanhamento clínico e realizar novo controle de imagem em três dias. Ele permanece sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio”, diz o boletim.

No último dia 19, o presidente sofreu uma queda no banheiro, ao cortar a unha do pé, bateu a nuca e precisou de cinco pontos devido a um corte na cabeça, que causou uma leve hemorragia cerebral.

Desde então, Lula é monitorado e realiza exames periódicos para reavaliação médica. Em função do acidente, desmarcou vários compromissos, entre eles, uma viagem a Kazan, na Rússia, onde participaria da Cúpula do Brics.

Mas na sexta-feira (25), participou de cerimônia de do acordo de repactuação pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG). Foi sua primeira aparição pública, após o acidente doméstico, ainda com pontos na parte de trás cabeça. Na segunda-feira (28), ele retornou ao hospital para retirar os cinco pontos.