-
Três pessoas são executadas com injeção letal esta semana nos EUA
-
Chris Brown deixa prisão no Reino Unido sob fiança milionária
-
Trump proíbe que Harvard tenha alunos estrangeiros
-
Robô quebra recorde mundial ao montar cubo mágico em 0,1 segundo
-
Papa Leão 14 diz que família é 'união estável entre homem e mulher' em encontro com diplomatas
Fumaça branca é vista na Capela Sistina e indica que novo papa foi escolhido no Conclave
Como na eleição de Francisco, decisão ocorreu no segundo dia de reunião dos cardeais
Como ocorreu na eleição dos papas Francisco e Bento XVI, o Conclave deste ano levou dois dias para escolher o novo papa. Por volta das 13h08 - horário de Brasília - 18h08 em Roma - desta quinta-feira (08/05), uma coluna de fumaça branca foi expelida pela chaminé da Capela Sistina, confirmação de que os cardeais reunidos no templo chegaram a um consenso sobre quem será o novo líder da Igreja Católica.
Análise. Mundo observa Conclave, mas eleição tem importância para não católicos? Entenda relevância do papa
Após o surgimento da fumaça branca, geralmente o anúncio é oficializado entre 45 minutos e uma hora depois com a tradicional proclamação de “Habemus Papam” (“Temos papa”, em latim). O encarregado de declará-la é chamado cardeal protodiácono. Neste Conclave, o posto é ocupado pelo francês Dominique Mamberti — a não ser que ele mesmo tenha sido eleito papa.
O tempo de votação surpreendeu. De 1903 para cá, só Pio 12, em 1939, foi escolhido no segundo dia pela manhã, na terceira sessão de votos. Dos mais recentes, Joseph Ratzinger se tornou Bento 16 na quarta votação, e Jorge Mario Bergoglio ou a ser Francisco após a quinta sessão, ambos na parte da tarde.
No conclave que elegeu Bento 16, o intervalo entre a fumaça branca e o "Habemus Papam" foi de quase duas horas: o sinal foi dado às 12h50 de Brasília, e o anúncio ocorreu às 14h43. Na vez de Francisco, o tempo foi menor: fumaça branca às 15h06, "Habemus Papam" às 16h12. (Com informações da Folhapress)