PARA SE DIVERTIR

Confira 7 jogos que completam 10 anos em 2025 e que valem a pena jogar

Calendário de 2015 foi generoso com a comunidade gamer; lista vai de soulslike ao GOTY da época, confira

Por André Willis
Publicado em 03 de janeiro de 2025 | 20:29

O ano de 2025 chegou e, com ele, o aniversário de 10 anos de algumas grandes franquias da indústria gamer. A lista conta com, entre outros, soulslike que a comunidade pede por uma continuação; um aclamado game de ação de super-herói, além do vencedor do GOTY - o Jogo do Ano de 2015.

O TEMPO Games fez o ranking de jogos de uma década atrás que valem a pena jogar.

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

O jogo de ação-aventura é o último desenvolvido Hideo Kojima na Konami antes dele deixar a empresa e seguir com sua própria corporação. Lançado em setembro de 2015, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain se a em 1984, durante a Guerra Fria. A história é de Venom Snake (também conhecido como Big Boss), um mercenário que acorda de um coma de nove anos. Snake busca vingança contra aqueles que o traíram e destruíram sua organização, Militaires Sans Frontières (MSF).

Leia também: Death Stranding, exclusivo de PlayStation da Kojima Productions, vai para Xbox após produtora comprar direitos do jogo

Rise of the Tomb Raider

Também de ação-aventura, Rise of the Tomb Raider foi desenvolvido pela Crystal Dynamics e publicado pela Square Enix em novembro de 2015. A história acompanha Lara Croft em uma jornada para encontrar a Cidade Perdida de Kitezh, na Sibéria, onde busca a Fonte da Vida Eterna. Lara enfrenta uma organização secreta chamada Trinity e um grupo de sobreviventes fanáticos.

Dead by Daylight anuncia parceria com Tomb Raider

Rocket League

Com temática esportiva inovadora, misturando futebol e automobilismo, Rocket League foi lançado em julho de 2015 pela Psyonix. Nele, os jogadores controlam carros equipados com foguetes para chutar uma bola em direção ao gol adversário. Com modo multiplayer local e online, o jogo logo foi aclamado pela crítica e pela comunidade gamer, com gráficos vibrantes e detalhados, personalização de veículos e parcerias com montadoras e marcas famosas e Modos de jogo variados.

Confira: Elon Musk revela que vai criar estúdio de jogos eletrônicos: “Make games great again!”

Until Dawn

Com a história baseada em terror e aventura, Until Dawn foi desenvolvido pela Supermassive Games, lançado em agosto de 2015 exclusivamente para PlayStation 4. O jogo segue um grupo de oito adolescentes que se reúnem em uma cabana nas montanhas para comemorar o aniversário de um amigo. No entanto, eles logo descobrem que estão presos na montanha e precisam sobreviver até o amanhecer, enquanto um assassino desconhecido os persegue.

Until Dawn: Ator de Constantine entra para o elenco do filme

Batman: Arkham Knight

O jogo de ação-aventura de mundo aberto foi desenvolvido pela Rocksteady Studios e lançado em junho de 2015. Batman: Arkham Knight faz parte de uma aclamada trilogia, que se iniciou com Arkham Asylum e Arkham City. Após os eventos dos dois primeiros títulos, surge um novo vilão em Gotham City, determinado a destruir o homem-morcego. O jogo inovou na época com gráficos e física realistas, combate livre, modos de jogo dinâmicos e uma história que consegue entreter o player com suas reviravoltas.

Quais foram jogos eletrônicos mais jogados na história? Confira a lista com o top 10

Bloodborne

O RPG com a temática soulslike foi desenvolvido pela FromSoftware e lançado em março de 2015 exclusivamente para PlayStation 4. A história de Bloodborne se a uma cidade gótica sombria da Era Vitoriana chamada Yharnam, onde uma epidemia transformou os habitantes em criaturas terríveis. Você é o Caçador, buscando cura para uma misteriosa doença. Por lá, deve explorar ruas escuras, castelos abandonados e catacumbas, enfrentando monstros e chefes poderosos para descobrir os segredos da cidade.

A franquia logo se tornou um sucesso na indústria gamer, se destacando pela jogabilidade intensa, o nível dos desafios, atmosfera tensa e a variedade de armas e habilidades.

Além de “Elden Ring”: 4 soulslikes que não são da FromSoftware, mas você precisa conhecer

The Witcher 3: Wild Hunt

Para fechar a lista, o vencedor do Game of The Year de 2015 da premiação do The Game Awards. O RPG de ação desenvolvido pela CD Projekt RED foi anunciado em maio de 2015. The Witcher 3: Wild Hunt segue Geralt de Rivia, um caçador de monstros, em busca de sua filha adotiva, Ciri, que possui poderes mágicos. A jornada leva o protagonista por um mundo medieval sombrio, enfrentando criaturas mitológicas, políticas complexas e escolhas difíceis que afetam o destino do mundo.

Seus gráficos impressionantes com detalhes realistas para a época, sistema de combate tático, personagens complexos e desenvolvidos e uma história madura e emocionante foram os pontos altos para ele ser um dos melhores jogos de sempre.

Veja também: The Witcher 4 entra em 'fase larga-escala' de desenvolvimento, segundo CEO