Sony trabalha em patente para resolver problemas de conexão em jogos online
Tecnologia foi publicada na Organização Mundial da Propriedade Intelectual, e promete resolver problema que tanto incomoda a comunidade gamer
Com o objetivo de melhorar a experiência do jogador durante uma gameplay online, a Sony está trabalhando em uma patente para resolver o problema dos lags (atrasos) nas conexões de rede. Intitulado de 'timed input/action release' (entrada/liberação de ação cronometrada), o projeto pode resolver o problema de latência entre conexões de plataformas diferentes "baseado em aprendizado de máquina para liberar comandos de usuário para um jogo de computador em um momento em que o comando se alinha corretamente com o que está acontecendo no PC".
Publicado no Wipo (World Intellectual Property Organization), Organização Mundial da Propriedade Intelectual, o documento ainda detalha que a tecnologia pode ser adiada após a conclusão e processamento até um momento posterior, quando o comando for mais apropriado para a liberação e, assim, ser executado.
Descrição da tecnologia
A tecnologia que pode ser uma grande inovação na indústria dos jogos eletrônicos é descrita da seguinte forma: "Atualmente, não existem soluções adequadas para os problemas tecnológicos relacionados ao computador anterior. Assim, em um aspecto, um aparelho inclui pelo menos um conjunto de processadores programado com instruções para executar um jogo de computador, receber entrada de um sensor e determinar um comando de usuário para o jogo de computador com base na entrada. O conjunto de pelo menos um processador também é programado com instruções para controlar o jogo de computador de acordo com o comando do usuário", diz um trecho da explicação.
A imagem acima é um exemplo de aplicação do recurso, onde o conjunto de pelo menos um processador pode ser programado com instruções para usar um modelo de aprendizado de máquina para inferir na ação do do usuário antes mesmo do jogador concluir seu comando.
Veja também: Microsoft ainda desenvolve controle inovador para a próxima geração do Xbox
A base de informações da patente inédita sobre resolver problemas de conexão em jogos online ainda diz que "o conjunto de pelo menos um processador pode ser programado com instruções para receber a entrada gerada com base na atuação do botão controlador, [...]. Além disso, se desejado, o conjunto de pelo menos um processador pode ser especificamente programado para atrasar o controle do jogo de acordo com o comando do usuário até que ocorra uma ação para a qual a coordenação do utilizador deve ser executado e, em seguida, executar a ação com base na ação do jogo online em questão".
Câmera, Bluetooth e NFC
Para funcionar, o mecanismo utilizará câmera, Bluetooth e NFC, além de ter servidor e interface própria para compreender as informações coletadas durante a gameplay. Não se sabe ao certo como a Sony vai aplicar esse mecanismo nos atuais controles do PS5 - DualSense e DualSense Edge - ou se vão desenvolver um novo joystick com a tecnologia embutida.