6 MEDALHAS

Rebeca Andrade é a maior medalhista olímpica do Brasil

Ginasta brasileira conquistou 6 medalhas em Jogos Olímpicos, quatro em Paris

Por Paula Coura
Atualizado em 05 de agosto de 2024 | 10:54

A ginasta Rebeca Andrade conquistou quatro medalhas olímpicas nos Jogos de Paris-2024. Com isso, se tornou a brasileira com mais medalhas em Olimpíadas no país, somando seis no total. Na Cidade Luz, Rebeca foi ouro no solo, prata no individual geral e no salto, e bronze por equipes.

Com as seis medalhas olímpicas, Rebeca superou Robert Scheidt e Torben Grael, que somam cinco medalhas em Jogos Olímpicos. A ginasta também já quebrou os recordes de Fofão, do vôlei, e Mayra Aguiar, no judô, que até a edição de Paris lideravam o ranking do Brasil de mulheres com mais medalhas em Jogos, cada uma, com três. 

Em Tóquio-2021, Rebeca já havia levado prata no individual geral, se tornando a primeira brasileira a subir ao pódio olímpico na ginástica artística, e ainda levou o ouro no salto. 

Ranking medalhistas olímpicos do Brasil

  1. Rebeca Andrade (ginástica): 2 ouros, 3 pratas e 1 bronze (6 medalhas)
  2. Robert Scheidt (vela): 2 ouros, 2 pratas e 1 bronze (5 medalhas)
  3. Torben Grael (vela): 2 ouros, 1 pratas e 2 bronze (5 medalhas)
  4. Serginho (vôlei): 2 ouros e 2 pratas (4 medalhas)
  5. Isaquias Queiroz (canoagem): 1 ouro, 2 pratas e 1 bronze (4 medalhas)

Biles atrás de Rebeca

Em todas as provas desta segunda-feira, 5 de agosto, a ginástica norte-americana teve nota inferior que a brasileira Rebeca Andrade. Na trave, primeira prova do dia, ambas ficaram fora do pódio. Enquanto Rebeca ficou em quarto na trave, nota bastante questionada pelos internautas e até mesmo pela equipe brasileira, que questionou a arbitragem, Biles sofreu queda no aparelho, terminando em quinto.

+‘Pickpocket’? Vídeo flagra juíza da ginástica com medalha de chinesa

Na segunda prova do dia, Rebeca, mais uma vez, superou a norte-americana. No solo, cravou todas as acrobacias e garantiu o ouro, ao contrário de Biles que teve descontos por pisar fora do tablado.