SONHO DOURADO

Novo esporte olímpico é tema de livro que inspira futuros campeões

Escalada esportiva, que faz parte dos Jogos Olímpicos desde 2021, ganha páginas em obra literária


Atualizado em 11 de fevereiro de 2025 | 19:04

Transformar sonhos em medalhas é um dos objetivos do livro 'Nó de Cravo', da editora Labrador, que conta a história de uma adolescente, de apenas 12 anos, que esteve no pódio de todos os campeonatos de escalada esportiva que participou no Brasil e que, quando completou 20 anos, ganhou ouro nas Olimpíadas. 

A obra será lançada no próximo dia 22 de fevereiro, em Santa do Riacho, onde fica o distrito da Serra do Cipó, em Minas Gerais. Antes disso, nos próximos dias 19, 20 e 21, 70 alunos do ensino médio da Escola Estadual Dona Francisca Josina, de Santana do Riacho, vão receber o livro e participar de uma oficina de escrita criativa com a autora Mariana Grebler.

“Será uma experiência muito especial levar para estes adolescentes o livro que fala do quintal deles, inspirá-los a escrever sobre o local onde vivem, a Serra do Cipó, sobre o turismo, a escalada, os rios, e as cachoeiras”, diz a escritora e jornalista Grebler.

A escala esportiva faz parte dos Jogos Olímpicos desde a edição de 2021 e a autora do livro vê o crescimento da modalidade, esperando que o país consiga ter, igual a personagem Duda, do seu livro, campeões olímpicos, como a Rayssa Leal no skate e Gabriel Medina, no surfe. “Tomara que a  gente chegue lá”, projetou.

O livro 'Nó de Cravo', que teve pré-venda on-line, chega às livrarias neste mês. Além do evento em Santana do Riacho, a obra também será lançada em São Paulo, na Livraria da Vila, dia 13 de fevereiro, às 18h.