-
Cruzeiro e Valentín Gómez avançam nas negociações; saiba os detalhes
-
Vila Nova x Cruzeiro: acompanhe a transmissão de O TEMPO Sports
-
Rubens tem sondagem para deixar o Galo? Entenda situação
-
Atlético-MG | Próximos jogos, resultados e notícias do Galo
-
Cruzeiro | Últimas notícias, jogos, contratações e mais
Sucesso de atletas do Minas em Paris 2024 inspira novas gerações
Minas Tênis Clube teve doze representantes na edição dos Jogos da França; eles foram homenageados nesta terça-feira (10 de setembro)
Em um teatro tomado por centenas de pessoas, o grito de uma menina de 7 anos se sobressaiu ao som dos aplausos direcionados aos integrantes do Minas Tênis Clube que representaram o Brasil na Olimpíada de Paris. "Thaísa (Daher), eu te amo", expressou a garota ao ver no palco a atleta medalhista de bronze nos Jogos da capital da França. A central da equipe brasileira de vôlei feminino foi uma das homenageadas na tarde desta terça-feira (10 de setembro) pela participação no maior evento esportivo do planeta. Entre atletas e membros da comissão técnica, foram doze minastenistas que vestiram o verde e o amarelo na edição olímpica parisiense de 2024.
"É gratificante você chegar em um local cheio e ser aplaudida. Vejo que estou inspirando outras pessoas e isso, num determinado momento da carreira, é o mais importante. É a certeza de que estou deixando um legado", disse Thaísa. A atleta, que fez a sua estreia em Jogos Olímpicos na edição de Pequim, em 2008, anunciou a sua despedida da seleção em Paris 2024. Os Jogos da capital sa foram os últimos da central brasileira. Ela se despede do maior evento esportivo com duas medalhas de ouro e uma de bronze. "O que conquistei também é fruto daquelas que me antecederam, que abriram as portas. Agora, a minha geração a o bastão para essa próxima, que está chegando", completou.
No auditório, onde o grito de iração pela central brasileira se sobressaiu, outras dezenas de crianças e adolescentes acompanharam com os olhares fixos no palco os outros atletas do Minas Tênis Clube que estiveram na Olimpíada de Paris. Entre elas, a menina Mariana Brandão, de 9 anos, que sonha em participar dos Jogos. "É um desejo meu. Não quero ser médica, professora, mas uma atleta de natação", revelou. Um desejo similar ao da garota Helena Rezende, também de 9 anos. "Fiquei assistindo à Olimpíada pela televisão e falando com meus pais que um dia quero participar. E hoje, depois que vi algumas das minhas referências, tive ainda mais vontade", contou.
Entre os atletas que inspiram a menina, estão os nadadores minastenistas Eduardo Moraes, Fernando Scheffer e Nicolas Albiero, que estiveram em Paris 2024. Eles fizeram parte da delegação brasileira formado por 18 esportistas. "Ao longo da carreira ficou muito claro para mim que o maior prazer no esporte não são as conquistas, as medalhas ou os títulos. É você poder para uma criança e saber que o seu trabalho pode ser uma inspiração. É plantar a semente do esporte em outros corações. Então, a minha vitória é, hoje, ver uma criança se apaixonar pela natação devido ao meu trabalho", destacou Scheffer.
Além dos nadadores e da central brasileira, o central Isac Viana (vôlei) e o ginasta de trampolim Rayan Castro foram outros atletas minastenistas homenageados por representar o Brasil nos Jogos de Paris. O Minas Tênis Clube também agraciou a fisioterapeuta Tatiana Ribeiro (natação) e os técnicos Sérgio Marques (natação) e Alexandro Rungue (ginástrica de trampolim), que também estiveram com a delegação brasileira. O clube minastenista também contou com as atletas Yonkaira Penã e Celeste Plak nas seleções femininas de vôlei da República Dominicana e da Holanda.
"Me faltam palavras para descrever o orgulho que sinto por vocês levarem o nome do Minas ao maior evento esportivo do planeta. Vocês estão hoje entre os melhores do mundo. É uma satisfação imensa ter vocês como representantes e como inspirações para a presente e as futuras gerações. Que o próximo ciclo olímpico reserve muitas conquistas e possa render uma convocação para Los Angeles (sede da Olimpíada em 2008)", agradeceu o presidente do Minas Tênis Clube, Carlos Henrique Martins Teixeira.