mais esportes

Confederação de tênis de mesa promete 'maior Mundial de todos os tempos'

Brasil sediará a competição pela primeira vez

Por Lance
Publicado em 27 de maio de 2025 | 15:09

Depois do sucesso de Hugo Calderano no Mundial de Doha, o Brasil foi confirmado oficialmente como sede da competição para 2029. A cidade do Rio de Janeiro superou a concorrência de Berlim, na Alemanha, San José, nos Estados Unidos e da China, sem cidade definida, para ser a anfitriã.

➡️Brasil sediará Mundial de Tênis de mesa pela primeira vez na história

O presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Vilmar Schindler, destacou a ascensão do país no cenário internacional da modalidade e projetou um grande evento esportivo na cidade que já foi sede dos Jogos Olímpicos. Pela primeira vez na história quase centenária do Mundial, que acontece desde 1926, a competição acontecerá na América Latina.

- Realizaremos o maior Campeonato Mundial de todos os tempos. O Brasil tem desbravado fronteiras no tênis de mesa, graças a um trabalho muito sério da CBTM, dos treinadores, dos atletas e de toda a comunidade do esporte no país. O Rio estará de braços abertos para receber o mundo mais uma vez - declarou.

Hugo Calderano é um símbolo do crescimento brasileiro no tênis de mesa. Terceiro melhor do mundo, atualmente ele é o único atleta de fora da Ásia a ocupar um lugar entre os cinco primeiros do ranking mundial.

Hugo Calderano conquistou título inédito da Copa do Mundo
Hugo Calderano conquistou título inédito da Copa do Mundo em 2025 (Foto: Divulgação/ ITTF)

O Mundial de Tênis de Mesa

Competição mais importante e tradicional da modalidade, com exceção dos Jogos Olímpicos, o Mundial de Tênis de Mesa é organizado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), que em 2019 criou a WTT, com o intuito de organizar e istrar torneios do esporte com os grandes atletas do mundo.

Disputado em formato mata-mata, o Mundial segue dois formatos, que se alternam a cada ano: nos anos ímpares, acontecem as disputas no simples e em duplas de cada gênero, além das duplas mistas, e nos anos pares é a vez das competições por equipes.