mais esportes

Como estão os caminhos de Sinner, Alcaraz e Djokovic em Roland Garros

Italiano e sérvio estão no mesmo lado da chave em Paris

Por Lance
Publicado em 22 de maio de 2025 | 11:29

Com Carlos Alcaraz e Jannik Sinner entre os principais favoritos, e o tricampeão Novak Djokovic como o mais vitorioso entre os tenistas em atividade, foi sorteada, nesta quinta, a chave principal de Roland Garros. O Grand Slam francês começa no próximo domingo (25).

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Alcaraz, que estreia contra o experiente japonês Kei Nishikori, ex-top 4, chega como principal favorito à capital sa. No saibro, na atual temporada, são 15 vitórias em 16 partidas, incluindo os títulos dos Masters 1000 de Monte Carlo e Roma. Sua única derrota nesse piso foi para o dinamarquês Holger Rune, na decisão do ATP 500 de Barcelona, quando acabou se lesionando e, na sequência, desistiu de jogar o Masters 1000 de Madri.

Na segunda rodada, o atual campeão poderá encarar o húngaro Fabian Marozsan, algoz de João Fonseca na estreia em Roma. Em seguida, Alcaraz deverá medir forças contra o anfitrião Giovanni Mpteshi Perricard. O americano Ben Shelton é um provável rival do espanhol nas oitavas. Nas quartas, o norueguês Casper Ruud e o americano Tommy Paul correm o risco de cruzar o caminho do natural de Murcia. O americano Taylor Fritz e o italiano Lorenzo Musetti estão entre os principais favoritos numa eventual semifinal.

Detalhes das chaves de Alcaraz, Sinner e Djokovic em Roland Garros

Em Roland Garros, o número 2 do mundo soma 18 triunfos em 21 duelos. Além do título do ano ado, conquistado contra o alemão Alexander Zverev, seu algoz nas quartas de final de 2022, Alcaraz foi semifinalista em 2023, perdendo para Djokovic e fez terceira rodada em 2021 (caindo diante do alemão Jan-Lennard Struff). Sua estreia em Paris foi em 2020, aos 17 anos, então 189º do mundo, parando na primeira rodada do qualifying, com derrota para o australiano Aleksandar Vukic (193º).

Sinner, por sua vez, estreia contra o anfitrião Arthur Rinderknech. Na sequência, o líder do ranking poderá enfrentar outro francês, o experiente Richard Gasquet. Arthur Fils é outro tenista da casa que pode cruzar o caminho do número 1 do mundo, nas oitavas de final. Numa eventual quartas, o brasileiro João Fonseca pode medir forças com o italiano. Djokovic é um provável adversário nas semifinais.


Em Roland Garros, Sinner tem como melhor campanha as semifinais de 2024, quando foi superado por Alcaraz. Aliás, no último domingo, o italiano, em seu primeiro torneio após cumprir suspensão por doping, perdeu a final do Masters 1000 de Roma para o espanhol.
➡️Conheça o padre fã de João Fonseca e que, como o Papa Leão XIV, joga tênis
Vencedor em 2016, 2021 e 2013, Djokovic estreia contra o americano Mackenzie McDonald. Depois, pode duelar com o anfitrião Moutet. O canadense Dennis Shapovalov e o russo Daniil Medvedev devem medir forças contra o ex-líder do ranking nas rodadas seguintes. Já o alemão Alexander Zverev é um provável rival nas quartas de final. Caso avance até lá, o sérvio poderá enfrentar Sinner a uma rodada da decisão sa.

Com 96 vitórias e 16 derrotas em Paris, Djokovic parou nas quartas de final do ano ado, quando, lesionado, nem entrou em quadra contra o norueguês Casper Ruud. No ano anterior, diante do mesmo rival, o ex-líder do ranking conquistou o terceiro troféu em Paris.

➡️ Roland Garros aponta João Fonseca como um perigo para os favoritos
Neste ano, sem nenhum triunfo em Masters 1000 no saibro, pela primeira vez na carreira, Djokovic está disputando o ATP 250 de Genebra, na Suíça.


Spain's Carlos Alcaraz poses with his winner trophy at the end of his men's singles final match against Italy's Jannik Sinner for the ATP Rome Open tennis tournament at Foro Italico in Rome on May 18, 2025. (Photo by Tiziana FABI / AFP)