METODOLOGIA DIFERENCIADA

Estilo Jardim: elenco do Cruzeiro treinará pela manhã mesmo com jogo à noite

Treinador português comandará atividade na Toca da Raposa poucas horas antes do duelo com o Unión, no Mineirão, pela Sul-Americana

Por Frederico Teixeira
Atualizado em 28 de maio de 2025 | 09:41

Técnico do Cruzeiro, o técnico Leonardo Jardim segue implantando seu método de trabalho no clube. E quebrando até certas 'rotinas' do futebol brasileiro: nesta quarta-feira (28), o português comandará treino pela manhã mesmo com o time tendo um jogo à noite.

O Cruzeiro encara o Unión, de Santa Fe, da Argentina, às 21h30, no Mineirão, pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Como as duas equipes já não têm mais chances de classificação, a partida será apenas para 'cumprir tabela'.

Neste sentido, Jardim mandará a campo mais uma vez uma equipe 'alternativa', formada por jogadores que vinham sendo reservas e contando também com jovens pratas da casa.

Em casos como estes, no cenário habitual do futebol brasileiro, apenas os jogadores que não fossem relacionados para a partida participariam do treino pela manhã. Mas com Jardim é diferente. A assessoria de comunicação do Cruzeiro confirmou que o treino será para "todo o elenco".

A ideia dos treinadores que adotam esta metodologia é não deixar os jogadores tanto tempo sem uma atividade ao longo do dia de concentração.

Esta metodologia também já foi utilizada por outros treinadores extrangeiros que comandaram equipes brasileiras. Foi o caso, por exemplo, do argentino Crespo, em sua agem pelo São Paulo, em 2021. Nos dias de jogo da equipe como mandante, ele também realizava treinos no período da manhã.

MAS QUE TIPO DE TREINO?

Logicamente que há diferença quando os treinos são realizados em dias de jogos. Nestas ocasiões, a atividade, ao menos para os atletas que entrarão em campo mais tarde, é um pouco mais 'leve', focada mais na chamada ativação muscular, buscando evitar exercícios extenuantes. 

Na maioria das vezes se procura fazer um treino de baixa intensidade com foco em mobilidade, alongamento e ativação muscular, preparando o corpo para o jogo, mas sem causar fadiga. 

Desta forma, para os atletas que entrarão em campo mais tarde, o ideal é evitar exercícios de alta intensidade, como corridas longas ou treinos de força excessivos. Já os jogadores que não forem atuar, podem participar normalmente também de treinos com bola em campo.

Confira abaixo atividades que podem ser realizadas por jogadores em um treino em dia de jogo:

Aquecimento: Atividade mais leve, mais focada na mobilidade articular e alongamento dinâmico, preparando o corpo para o jogo. 

Ativação muscular: Exercícios como agachamentos leves, afundos e rotações do tronco, para preparar os músculos para o esforço. 

Coordenação: Treinos coordenativos para melhorar a eficiência dos movimentos, gastando menos energia durante o jogo.