QUEM TE VIU...

Cruzeiro de Jardim só levou 3 gols nos últimos 8 jogos; veja principais mudanças na defesa

Time celeste apresentou grande evolução no setor defensivo, alvo de muitas críticas no início da temporada

Por Frederico Teixeira
Publicado em 23 de maio de 2025 | 12:52

De 'peneira' a ferrolho. Assim pode ser resumida no Cruzeiro a evolução do setor defensivo sob o comando do técnico Leonardo Jardim. Tão criticada no início da temporada, a defesa celeste levou apenas três gols nos últimos oito jogos. 

A solidez defensiva se mostrou fundamental para que a equipe emplacasse uma série de oito jogos de invencibilidade, incluindo partidas do Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana, mesmo que nesta última competição Jardim venha escalando uma equipe 'alternativa'.

Desta forma, nos últimos oito jogos, a defesa do Cruzeiro só foi vazada diante de Flamengo (pelo Brasileiro), Mushuc Runa e Palestino (pela Sul-Americana).

Para efeito de comparação, no início da temporada, durante a disputa do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro só não foi vazado na partida de estreia, diante do Tombense. Em todos os demais jogos, sofreu ao menos um gol.

Logo que assumiu o comando da equipe, Jardim se mostrou incomodado com o fato. E buscou trabalhar para ajustar a equipe. O português sempre ressaltou que a questão não dizia respeito apenas aos zagueiros e laterais, mas a equipe como um todo.

E a equipe ou a ter mais solidez defensiva no momento em que o comandante optou por modificar não só 'peças', mas também o esquema tático da equipe.

Em termos de escalação, Fagner ganhou a posição de William na lateral direita e Villalba assumiu o posto no lugar de Jonathan Jesus na zaga.

Já no meio-campo, o treinador apostou em um esquema com três volantes (Lucas Romero, Lucas Silva e Christian), garantindo mais proteção à defesa e, ao mesmo tempo, uma saída de bola com mais qualidade.  

Confira abaixo a sequência do bom momento vivido pelo Cruzeiro:

27/4 - Cruzeiro 1x0 Vasco (Brasileiro)
01/5 - Cruzeiro 2x0 Vila Nova (Copa do Brasil)
04/5 - Cruzeiro 2x1 Flamengo (Brasileiro)
07/5 - Mushuc Runa 1x1 Cruzeiro (Sul-Americana)
11/5 - Sport 0x4 Cruzeiro (Brasileiro)
14/5 - Cruzeiro 2x1 Palestino (Sul-Americana)
18/5 - Cruzeiro 0x0 Atlético (Brasileiro)
22/5 - Vila Nova 0x3 Cruzeiro (Copa do Brasil)