Last dance

Copa do Mundo do Catar marca o fim da era Messi e Cristiano Ronaldo

Apesar de ainda não cravarem que o Mundial 2022 será o último de suas carreiras, tudo leva a crer que a Cópa deste ano será a derradeira para os dos craques

Por Fernando Martins Y Miguel
Publicado em 21 de novembro de 2022 | 05:00

Ao mesmo tempo em que torcedores do mundo todo estão ansiosos para o início da Copa do Mundo do Catar, os mesmos podem ter a sensação de despedida de uma era que marcou época no futebol mundial. O torneio será a última Copa de Messi e Cristiano Ronaldo, os dois maiores craques do século 21.

Juntos, os astros argentino e português colecionam 11 prêmios de melhor jogador do planeta pela Fifa, nove títulos de Liga dos Campeões da Europa (onde, aliás, são os principais artilheiros e únicos a terem ultraado a barreira dos 100 gols), entre outros recordes. 

Além de ser o último mundial dos dois jogadores, a Copa do Mundo do Catar fará com que Messi e Cristiano Ronaldo se igualem a mais quatro nomes (os mexicanos Antonio Carbajal e Rafa Márquez, o alemão Lothar Matthäus e o italiano Gianlugi Buffon) como jogadores com mais participações no evento. 

Apesar de não ter dado certeza, Messi, de 35 anos, anunciou recentemente que a Copa do Catar poderá ser a derradeira da carreira. Já Cristiano Ronaldo, dois anos mais velho, ainda não fala em última Copa, e deseja estar na edição de 2026 (Canadá, Estados Unidos e México), porém, estará com 41 anos.

Os dois pisaram em campo por Copa do Mundo pela primeira vez em 2006, na Alemanha. E apesar de não ter sido utilizado pelo técnico José Pekerman na eliminação nas oitavas para os donos da casa, o que geral revolta na Argentina, Messi anotou seu primeiro gol em Mundias na goleada por 6 a 0 contra a Sérvia.

Cristiano Ronaldo, por sua vez, já era um dos principais jogadores de Portugal ao lado do experiente Luis Figo. Assim como Messi, CR7 também balançou as redes em seu primeiro mundial, na vitória por 2 a 0 sobre o Irã, em cobrança de pênalti. Portugal chegaria às semifinais com gol dele na vitória por 1 a 0 sobre a Inglaterra, nas quartas, mas perderia para os italianos, o que fez com que os lusitanos disputassem o terceiro lugar e perdessem para os alemães nos pênaltis. O quarto lugar foi a melhor colocação de CR7 com Portugal em Mundiais.

O grande momento de Messi foi, sem dúvida alguma, o vice-campeonato mundial em 2014. Na Copa do Mundo do Brasil, o argentino levou a seleção albiceleste à final com participações decisivas, mas parou na decisão contra os alemães. O time argentino sucumbiu na prorrogação, por 1 a 0, gol de Gotze.

Mesmo não sendo brilhantes em seus clubes como eram em anos anteriores, Messi e Cristiano Ronaldo chegam ao Catar como estrelas de equipes favoritas ao título mundial. Portugal menos do que a Argentina, mas o grupo lusitano possui nomes que vêm se destacando no cenário europeu como Bruno Fernandes, Bernardo Silva e Rafael Leão. E Messi conseguiu ter ao seu redor um grupo bem treinador por Lionel Scaloni, onde a consistência defensiva e a coletividade preenchem as lacunas sentidas em anos anteriores.

A estreia da Argentina, de Messi, na Copa do Catar, será em 22 de novembro, às 7h (horário de Brasília), diante da Arábia Saudita, pelo Grupo C, no Estádio Lusail. No dia 24, às 13h, será a vez de Portugal, de CR7, debutar no Mundial, contra Gana, no Estádio 974, pelo Grupo H.