VELHOS CONHECIDOS

Cuca já ‘reergueu’ Dudu, no radar do Atlético em caso de saída do Cruzeiro; relembre

Treinador tem o desejo de trabalhar mais uma vez com o atacante, que pode deixar o Cruzeiro em meio a imbróglio


Publicado em 30 de abril de 2025 | 18:26

O atacante Dudu pode estar de saída do Cruzeiro nas próximas semanas, e o destino dele pode ser o arquirrival Atlético, comandado por Cuca, com quem ele tem uma longa, conturbada e vitoriosa história. O treinador gostaria de trabalhar mais uma vez com o atacante.

Cuca e Dudu se conhecem praticamente desde quando o jogador começou sua carreira. Em 2010 e em 2011, eles trabalharam juntos no Cruzeiro. Mas a relação ganhou capítulos mais relevantes mesmo em 2016, no Palmeiras, quando o treinador soube “reerguer” o jogador, que estava em baixa, como acontece agora em 2025.

“O Dudu eu tenho como um filho, sabe? É um guri que gosto muito, muito mesmo. É um cara que, por você, ele dá a vida. Eu conversei com ele como um pai falaria com um filho. É um sentimento que eu tenho por ele.”, disse Cuca em entrevista em 2020.

Dudu deu a volta por cima com Cuca

Dudu era um dos principais jogadores do Palmeiras em 2016, e Cuca, que já o conhecia, comandou o time naquele ano. No entanto, para o treinador, o atacante podia render mais em certo momento da temporada, então ele optou por uma tática ousada de criticar o jogador justamente para vê-lo dar a volta por cima.

Na quarta rodada do Brasileirão daquele ano, após o Palmeiras perder o clássico para o São Paulo por 1 a 0, Cuca criticou Dudu publicamente pelo desempenho ruim do jogador. O atacante, que nunca foi muito de colocar “panos quentes”, rebateu o treinador ao dizer que estava com a consciência tranquila pelo que vinha apresentando e que não entendia as críticas.

No dia seguinte ao jogo, Dudu se manifestou nas redes sociais afirmando que tudo tinha sido um mal-entendido, que conversou com Cuca e entendeu que as críticas eram justamente por conta do potencial que ele tinha.

A história ainda ganhou um novo capítulo alguns jogos depois, quando Dudu ficou no banco contra o Internacional. Anos depois, Cuca explicou que aquela decisão também foi para “irritar” o atacante e fazê-lo voltar com tudo.

No fim, as ações de Cuca surtiram o efeito que ele esperava, e ele conseguiu recuperar seu principal jogador. A história termina com Dudu se tornando o capitão do Palmeiras na ausência de Fernando Prass e comandando o time, tanto em campo quanto fora, rumo ao título do Brasileirão de 2016.

A decisão de Dudu sai ou fica no Cruzeiro deve ser tomada nos próximos dias. Depois de ser liberado dos treinos, ele foi reintegrado ao elenco nesta quarta-feira (30). O Atlético segue monitorando a situação, mas não entrou em contato nem com o jogador nem com o rival sobre o assunto.