-
‘Não somos bandidos’, diz Mourão a Moraes sobre se esconderia de Bolsonaro encontro com ministro
-
Zema faz 30 ataques em 60 dias em narrativa contra Lula e o STF
-
Deputado chama Lula de ‘ladrão’ e leva bronca de Lewandowski: ‘um líder respeitado mundialmente’
-
Comitiva de Zema em El Salvador será paga pelo Estado
-
Moraes ameaça prender Aldo Rebelo por desacato
Bolsonaro fala em 'buscar alternativa' às vésperas de decisão de inelegibilidade
Ex-presidente participou de evento de filiação de Marcelo Queiroga no PL e previu 'dias tenebrosos' citando Foro de São Paulo

Às vésperas do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode levar a sua inelegibilidade, o ex-presidente Jair Bolsonaro falou em 'buscar alternativas', 'aconteça o que acontecer' e que já sabe 'como é a Justiça no Brasil'. Sem citar diretamente o processo, ele tratou do futuro em evento fechado de filiação do ex-ministro Marcelo Queiroga no PL. O ex-titular da Saúde é pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa em 2024, segundo confirmou o próprio Bolsonaro.
"Já sabemos como é a política brasileira e já sabemos como é a Justiça aqui no Brasil. Então, a gente se prepara para que aconteça o que acontecer, 'haja o que hajar' (sic), como dizia um presidente do Corinthians, a gente se prepara com muita altivez para buscar alternativas, acredita em Deus, acredita nesse país", disse ele.
O TSE marcou para o próximo dia 22 o julgamento de uma ação do PDT que pode levar à inelegibilidade de Bolsonaro por oito anos. Nos bastidores, especula-se que a decisão deve ser contrária ao ex-presidente, que poderia ter entre um e dois votos na melhor das hipóteses para ele.
Bolsonaro também afirmou que virão 'dias tenebrosos' em referência ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e em referência a um evento do Foro do São Paulo que reunirá líderes de esquerda sul-americana, incluindo ditadores.
"Nós sabemos que se uma outra política, que é aquela de 2003 (ano de posse de Lula no primeiro mandato) prosseguir, teremos dias tenebrosos para todos nós. Até por causa da futura reunião que está prevista para os próximos dias com pessoas como (Miguel) Díaz-Canel (presidente de Cuba), (Daniel) Ortega (Nicarágua) e (Nicolás) Maduro (Venezuela) novamente. Então, as cartas estão na mesa. Não adianta nós termos uma excelente bancada pelo Brasil se a política nacional se enveredar por outro lado", disse ele.
Veja o momento da fala de Bolsonaro:
O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou, em tom de brincadeira, que vai ver se o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, paga por fora a ele o salário que recebe do partido, caso os bloqueios de contas determinados pela Justiça zerem suas contas. A declaração foi dada em evento… pic.twitter.com/PCtBHEyJvo
— O Tempo (@otempo) June 14, 2023
O TEMPO agora está em Brasília. e a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.