-
‘Não somos bandidos’, diz Mourão a Moraes sobre se esconderia de Bolsonaro encontro com ministro
-
Zema faz 30 ataques em 60 dias em narrativa contra Lula e o STF
-
Com 7 pessoas, comitiva de Zema para El Salvador será custeada pelo Estado
-
Deputado chama Lula de ‘ladrão’ e leva bronca de Lewandowski: ‘um líder respeitado mundialmente’
-
Cid revela medo, lealdade a Bolsonaro e intenção de fugir em áudios: ‘Se Lula vencer, serei preso’
Padilha defende ‘avaliação profunda’ do PT, mas destaca resultado positivo da eleição
Ministro das Relações Institucionais também comentou sobre rees de recursos a municípios
BRASÍLIA - O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), itiu nesta segunda-feira (28) que o PT vai fazer uma “avaliação profunda” após os resultados das eleições municipais de 2024, mas destacou que o desempenho do partido foi positivo. Segundo ele, o PT teve conquistas importantes.
"Eleição na capital, elegeu cidades importantes nesse segundo turno, mas ainda tem um esforço de recuperação. E acho que o PT vai fazer uma avaliação sobre isso, certamente sobre esse resultado, certamente um partido com mais protagonismo sobretudo nas grandes cidades, nas médias cidades".
Em entrevista coletiva depois de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada, Padilha afirmou que o partido precisa discutir os motivos de eleitores que ganham de dois a 10 salários mínimos não optarem pelo partido nas disputas municipais.
Entre as conquistas importantes destacadas, o ministro das Relações Institucionais comentou que a legenda cresceu em número de prefeituras e em população governada e ainda voltou a governar uma capital. "A presidente Gleisi trouxe os dados de que o PT é o terceiro partido que mais cresceu em número de prefeituras, o terceiro que mais cresceu em população governada, voltou a governar uma capital. Traz dados importantes", disse o ministro.
"Eu, enquanto filiado ao PT, deputado federal do PT, tenho certeza absoluta de que o PT tem que fazer uma avaliação profunda deste debate das eleições municipais. Não tem nenhum impacto na eleição presidencial, nunca teve", acrescentou.
"O PT é o campeão nacional das eleições presidenciais, mas, na minha avaliação, não saiu ainda do Z4 que entrou em 2016 nas eleições municipais", falou, em referência à zona de rebaixamento na tabela esportiva do Campeonato Brasileiro.
No total, nas eleições de 2024, foram 252 prefeituras conquistadas pela legenda do presidente Lula. No ranking de candidatos eleitos por partido no país, o PT ocupa o nono lugar, atrás de PSD, MDB, PP, União Brasil, PL, Republicanos, PSB e PSDB.
Considerando o número de eleitores de cada município, tem um desempenho melhor e a para a sétima colocação, com 10,1 milhões de eleitores nas cidades em que vai comandar o Executivo municipal. Fica atrás de PSD, MDB, PL, União Brasil, PP e Republicanos.
Outro destaque apontado pelo ministro das Relações Institucionais foi o ree do governo federal a municípios, o que alavancou as “reeleições” país afora. "A grande vitoriosa é a reeleição. Um verdadeiro tsunami de reeleição", afirmou o petista.
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 3.038 prefeitos em todo o Brasil que tentaram reeleição em 2024, cerca de 80% (2.460) conseguiram se reeleger.