-
‘Não somos bandidos’, diz Mourão a Moraes sobre se esconderia de Bolsonaro encontro com ministro
-
Comandante do Exército no 8 de janeiro diz não saber motivo pelo qual foi demitido por Lula
-
Braga Netto jogava vôlei em Copacabana em 8 de janeiro e ficou surpreso com invasões em Brasília
-
Moraes ameaça prender Aldo Rebelo por desacato durante depoimento no STF
-
Condenada pelo STF, Zambelli diz que Bolsonaro não a procurou e coleta atestados para evitar prisão
Bolsonaro diz à PF que soube das joias sauditas um ano após chegarem no Brasil
Ex-presidente depôs durante três horas na tarde desta quarta

Em depoimento à Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (5), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que só soube das joias milionárias enviadas pelo governo da Arábia Saudita um ano após elas chegarem no Brasil, em outubro de 2021.
Um membro da defesa do ex-presidente afirmou ao O TEMPO Brasília que Jair Bolsonaro se manteve tranquilo durante o depoimento. Ele contou aos investigadores que não soube que os itens entraram de maneira ilegal na bagagem de seu ex-ministro, Bento Albuquerque, e assessores. Ao ser questionado sobre como e por quem ele ficou sabendo dos presentes, ele disse que não se lembrava.
Por cerca de três horas, Bolsonaro respondeu questionamentos dos investigadores sobre como recebeu os itens, por que eles não foram devidamente declarados, como prevê a legislação brasileira, e por que foram incorporados ao seu acervo pessoal, contrariando o que prevê a lei sobre agentes públicos e recebimento de presentes. Uma norma do Tribunal de Contas da União (TCU) também proíbe que presidentes e ex-presidentes fiquem com esse tipo de bens.
Jair Bolsonaro foi ouvido como testemunha no âmbito de um inquérito que investiga o caso. Além dele, a PF ouviu também outros assessores e membros da Receita Federal. Todos os depoentes foram ouvidos simultaneamente para evitar que respostas fossem combinadas entre eles.
O ex-chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social do governo Bolsonaro, Fabio Wajngarten, acompanhou o depoimento junto aos advogados. Após saírem da sede da PF ele publicou em uma rede social que o depoimento ocorreu "de maneira tranquila".
O depoimento do Pr @jairbolsonaro transcorreu de maneira absolutamente tranquila, tendo respondido a todas as indagações feitas pela PF.
— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) April 5, 2023
Foi uma ótima oportunidade para esclarecimentos dos fatos.
O TEMPO agora está em Brasília. e a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.