ESTATAIS

Presidente da Cemig é esperado na ALMG para explicar aumento de plano de saúde

Após convocação ser trocada por convite, presença de Reynaldo anezi Filho está prevista em audiência da Comissão do Trabalho nesta terça, às 9h30

Por Gabriel Ferreira Borges
Publicado em 09 de março de 2025 | 17:58

A ida do presidente da Cemig, Reynaldo anezi Filho, à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para explicar o aumento de 60,5% no plano de saúde para beneficiários ativos e aposentados está prevista para a próxima terça-feira (11 de março). O reajuste será discutido em uma audiência pública da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social, às 9h30.

A princípio, anezi foi convocado para comparecer à audiência pública. Entretanto, conforme apurou o Aparte junto a deputados estaduais, a convocação, proposta pelos deputados Betão (PT) e Leleco Pimentel (PT) e pela deputada Beatriz Cerqueira (PT) e aprovada em uma audiência pública realizada em 20 de fevereiro, foi transformada em um convite.

A convocação é um instrumento utilizado em última instância por deputados estaduais contra secretários de Estado e presidentes de autarquias, fundações e empresas públicas. Caso a convocação seja descumprida sem justificativa, o secretário ou o presidente responderão por improbidade istrativa. No caso do convite, não. 

A mudança teria sido acordada após anezi se comprometer a ir, nesta data, à audiência da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social. A reportagem questionou à Cemig se o presidente estará presente na ALMG nesta terça e aguarda retorno. Tão logo a empresa pública se manifeste, o posicionamento será acrescentado. O espaço segue aberto.

A convocação de anezi teria sido um dos motivos que culminaram na saída de João Paulo Menna Barreto da Diretoria de Relações Institucionais da Cemig. Um dia após a convocação do presidente ter sido aprovada pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social, o filho do ex-deputado federal e estadual José de Castro Ferreira (1934-2005) foi demitido.