-
Dino ironiza possível sanção dos EUA a Moraes e diz que ministro pode visitar “Nova Iorque do MA”
-
PGR quer condenação de ex-primeira-dama da Paraíba por participação nos atos de 8 de janeiro
-
Auditores fiscais protestam contra risco de federalização de imóveis da Fazenda em Minas Gerais
-
Texto-base de adesão ao Propag é aprovado em definitivo pela ALMG
-
Ex-subsecretário do Governo de MG é alvo de operação da PF
ALMG aprova a retirada do Detran da Polícia Civil de Minas Gerais
A Proposta de Emenda Constitucional que altera a estrutura da polícia civil foi aprovada por 53 dos 77 deputados.

A primeira proposta de autoria do Governo Zema aprovada, em 2° turno, pelos deputados estaduais nesta quarta-feira (19), foi a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que retira o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG) da lista de atribuições da Polícia Civil.
Para justificativa, os deputados da base do governo defenderam que Minas é o único Estado que ainda mantém o controle do trânsito vinculado à polícia civil. Na opinião destes parlamentares, essa atribuição compromete os serviços de investigação da Polícia Civil.
O controle e regulação do trânsito deve ar para a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).
Participação popular
Junto com a proposta foi aprovado uma emenda que determinou o fim das audiências públicas para debater a destinação de 1% das receitas estaduais previstas no orçamento. Esta emenda foi a que recebeu maior resistência por parte dos parlamentares de oposição. O deputado Ulysses Gomes (PT) encaminhou voto contrário com o argumento de que a emenda retirava do “povo” a oportunidade de contribuir com o orçamento.
O deputado Gustavo Valadares (PMN), por sua vez, fez a defesa do texto apresentado pelo governo e encaminhou voto favorável. “Existem outras formas de participação”, destacou.