Novo Conselho Estadual de Turismo tomou posse para o biênio 2025-26
CET é responsável por formular a Política Estadual de Turismo; secretário anunciou R$ 1,1 bilhão para áreas de cultura e turismo neste ano
Tomou posse nesta segunda-feira (10/2) a nova composição do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais (CET-MG) para o biênio 2025-2026. A cerimônia foi realizada no prédio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), na praça da Liberdade.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, segue como presidente-nato do CET-MG. Para a vice-presidência foi eleito o presidente do Sebrae Minas e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva. Representante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), Alexandre Magno de Moura, assume como 1⁰ vice-presidente.
Integram o Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais 15 representantes do poder público mediante indicação e outros 28 representantes indicados por entidades da sociedade civil com atuação no Estado, designadas mediante eleição, que desenvolvam atividades que fortaleçam o desenvolvimento sustentável do turismo.
“Agradeço a parceria aos que estiveram neste conselho e dou boas-vindas aos que agora chegam. O CET tem feito um trabalho extremamente importante para Minas Gerais, conseguindo estruturar projetos e mobilizar os municípios, o trade turístico e o setor empresarial. Esse é um momento importante de reflexão e planejamento para o biênio 2025-2026 no que se refere ao turismo e à cultura”, destacou Oliveira.
O Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais (CET-MG), criado pela Lei nº 8.502, de 19 de dezembro de 1983, é um colegiado de caráter consultivo, propositivo, deliberativo e órgão superior de assessoramento e integração da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que tem por finalidade propor ações e oferecer subsídios para a formulação da Política Estadual de Turismo e apoiar sua execução, com vistas a sua consolidação e continuidade.
Durante a cerimônia, Oliveira sublinhou, ainda, que o turismo e a cultura terão aproximadamente R$ 1,1 bilhão em investimentos, recurso que impulsionará ainda mais a geração de emprego e o desenvolvimento socioeconômico no Estado por meio dos dois setores.
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, enviou uma mensagem aos conselheiros e ressaltou o CET-MG como “um mecanismo importante para a construção democrática do turismo”. “Que sejam dois anos de muito trabalho e recordes batidos”, disse Mateus.
Marcelo Souza e Silva, vice-presidente do CET-MG, destacou a importância do colegiado para o desenvolvimento do turismo em Minas: “É fundamental que tenhamos a missão de agregar, essa é uma busca incessante que sempre tenho. Fico feliz de estar aqui e conseguir contribuir para que a gente leva cada vez mais desenvolvimento para o turismo, unindo esforços e otimizando recursos humanos e financeiros para gerar negócios”.