OPEN MIND BRAZIL

A digitalização na Supply Chain

Desafios para transformação da cadeia de suprimentos

Por Wagner Cabrini
Publicado em 25 de setembro de 2024 | 07:00

Vivemos um momento no qual a digitalização trouxe muitos avanços para a gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain), mas também apresentou novos desafios pois muitas empresas enfrentam dificuldades em harmonizar essas novas tecnologias com suas infraestruturas atuais e que garantiram os resultados esperados. 

A implementação de tecnologias como IoT – internet das coisas –, blockchain, inteligência artificial e automação requer uma integração cuidadosa com os sistemas existentes e embora a digitalização melhore a visibilidade ao longo da cadeia, garantir que todas as partes envolvidas tenham o a informações precisas e em tempo real ainda é um desafio a ser mais bem entendido e planejado pois a falta de transparência pode levar a problemas de coordenação, eficiência e satisfação do cliente. 

Outros temores como a segurança de dados em como proteger que os dados gerados sejam protegidos contra ciberataques, como capacitar a força de trabalho visto que habilidades digitais na operação de uma parte da operação não tem uma formação adequada e muitos fornecedores não estão preparados, como ar a pressão sobre a sustentabilidade, tema cada vez mais desafiador e necessário. Finalmente, o convencimento de todas as partes envolvidas para aceitarem uma mudança no modelo de gestão. 

Esses desafios mostram a necessidade de uma abordagem estratégica e bem planejada para a digitalização da cadeia de suprimentos, para a quebra de paradigmas como o medo da mudança, incerteza do custo inicial (vale lembrar que até pouco tempo, a Supply Chain era vista como uma área geradora de despesas), o medo da incompatibilidade entre os sistemas antigos e os atuais, em outras palavras, mostram o quão complexo será a integração. 

E finalmente, como mencionado por um colega da Open Mind Brazil, Danilo Vaccari, a cultura organizacional e a falta de visão estratégica demandam uma atenção especial pois culturas tradicionais normalmente resistem às mudanças tecnológicas. 
Como você vê a digitalização impactando a sua área de atuação?

(*)Wagner Cabrini é executivo sênior de suprimentos, logística, compra, conselheiro consultivo e membro Open Mind Brazil