OPEN MIND BRAZIL

Seja água

Adaptabilidade e resiliência no mundo corporativo

Por Dante Rossi Neto
Publicado em 11 de setembro de 2024 | 07:00

Ao longo de minha carreira, aprendi que a flexibilidade e o foco são elementos cruciais para se manter relevante e aumentar a probabilidade de atingir os objetivos profissionais. Lendo um livro sobre o zen, encontrei esse conceito em uma expressão do lendário lutador de kung fu, Bruce Lee: “Be water, my friend” (seja água, meu amigo). Simples, mas profunda, essa expressão oferece uma poderosa lição sobre adaptabilidade e resiliência, qualidades essenciais em qualquer ambiente de trabalho.

Ser como a água, significa ser adaptável e capaz de moldar-se à situação ao redor. A água sempre toma a forma do recipiente em que está inserida. No mundo corporativo, isso significa ter habilidades para ajustar estratégias e comportamentos conforme as exigências do mercado e as mudanças internas da organização em que está atuando. Ter essa capacidade de adaptabilidade não implica em perder a própria essência, mas em evoluir conforme necessário para manter-se relevante.

Na minha trajetória profissional, testemunhei muitas vezes que os profissionais que adotam essa flexibilidade tendem a enfrentar incertezas e desafios equilibrando calma e assertividade em suas decisões.

Um outro conceito relacionado com essa filosofia de Bruce Lee, é o conceito de estado de fluxo. Popularizado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, ele é um estado mental de operação em que a pessoa está totalmente imersa naquilo que está fazendo, caracterizado por um sentimento de envolvimento, foco e prazer na realização de alguma tarefa. 

Quando os desafios de uma tarefa são igualados pelas habilidades do indivíduo, alcança-se esse estado de fluxo. Esse alinhamento pode levar a um desempenho excepcional e satisfação profunda, porque a pessoa não apenas trabalha com eficácia mas também desfruta do processo, superando desafios de modo muito eficiente.

Ao adaptar-se às circunstâncias enquanto se mantém profundamente engajado e focado nas atividades, um profissional pode enfrentar complexidades com grande habilidade para encontrar soluções inovadoras. Isso não apenas promove uma melhoria contínua nas habilidades e conhecimentos, mas também incentiva a criatividade e a inovação no local de trabalho. 

No ambiente de trabalho, fluir e unir-se harmoniosamente com outros facilita um espaço colaborativo onde todos tem a oportunidade de buscar atingir seus objetivos. Adaptar-se para complementar as habilidades dos colegas e comunicar-se de forma clara são práticas que promovem um ambiente mais integrado e produtivo.

Acredito que ao abraçar a filosofia de Bruce Lee e buscar entrar em estado de fluxo quando for possível na realização de atividade importantes, os profissionais podem não apenas sobreviver às mudanças, mas prosperar através delas se mantendo relevante no mercado de trabalho. 

Em um mundo que cada vez mais exige que sejamos inovadores e resilientes, adaptar-se como a água e mergulhar profundamente nas tarefas com total engajamento são habilidades indispensáveis para qualquer profissional que deseje alcançar o sucesso e realização na carreira. Portanto, seja água meu amigo.

(*) Dante Rossi Neto é diretor Supply Chain na Henry Schein e integrante do Open Mind Brazil