Fechado o turno do Brasileiro, e as campanhas dos mineiros?
Atlético e América cumprem campanhas abaixo da expectativa, enquanto o Cruzeiro tenta seguir no meio da tabela
Pois bem, chegamos ao meio do Campeonato Brasileiro. Fechado o turno da principal competição de futebol masculino no Brasil, já temos um desenho do que pode ser a reta final da competição.
Mas vamos nos ater ao futebol mineiro. Antes de a bola começar a rolar para o torneio, já tínhamos, mais ou menos, o que esperar. E era senso comum que o Atlético, pelo elenco e pelo investimento, brigaria na parte de cima, pelo título, o América deveria tentar alguma coisa no meio da tabela, possivelmente uma vaga na Copa Sul-Americana, e o Cruzeiro lutaria para permanecer na Série A.
Com 50% da competição disputada (o América ainda tem um jogo a menos), já vimos que erramos a três projeções. E, ao que parece, não teremos muita alteração disso que está posto.
Começamos a análise pelo Atlético. Pelo time e pelo investimento que tem, a aposta era briga na parte de cima da tabela. O Galo estaria brigando pelo título com Flamengo e Palmeiras (e ainda com o Fluminense, que iniciou o ano com um bom desempenho). Além disso, o time alvinegro entraria como um dos favoritos nas copas do Brasil e Libertadores. Mas nada disso aconteceu.
Em campo, com um trabalho muito ruim de Eduardo Coudet, o time acabou eliminado na Copa do Brasil pelo Corinthians, e deu adeus à competição continental, eliminado pelo Palmeiras. Já no Brasileiro, o time vira o turno em 10º, com 27 pontos, bem abaixo da expectativa, atrás, por exemplo, de Cuiabá e Bragantino, entre outros.
O time pode melhorar sua posição no returno e fechar o torneio em uma posição perto da expectativa, mas o trabalho de Luiz Felipe Scolari ainda não surtiu o efeito esperado. É aguardar as mudanças que o treinador deve implementar.
Já o Cruzeiro, depois do péssimo Mineiro, ainda com Paulo Pezzolano, colocou a pulga atrás da orelha do torcedor. A expectativa seria uma luta contra o rebaixamento. Mas, ao contrário da expectativa, o técnico Pepa conseguiu, em um curto espaço, colocar em prática o que pretendia e deu uma cara ao time. Com o bom início de Brasileiro, as projeções aram a ser de meio de tabela.
E é o que está acontecendo nesta virada de turno. A Raposa ocupa a 12ª colocação, com 24 pontos, ainda na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Com a chega de reforços na janela do meio do ano, que devem encorpar o elenco, dando mais qualidade ao time, os cruzeirenses aram a acreditar em uma luta ainda melhor.
Mas, para a realidade celeste, o meio da tabela está de bom tamanho. A questão, no momento, é buscar vitórias. O time, em determinados jogos, vem jogando bem, mas só isto não basta. Lembrando que o Cruzeiro saiu da Copa do Brasil, que não era sua prioridade, eliminado pelo Grêmio, nas oitavas de final.
E vamos, para fechar, com a grande decepção até o momento: o América. Presente na Primeira Divisão dos Brasileiros em 2021 e 2022, com boas performances, e com uma boa campanha no Mineiro, inclusive eliminando o Cruzeiro, nas semifinais, com duas vitórias, os americanos esperavam um meio da tabela.
Mas, ao contrário das expectativas, o Coelho fecha o turno, com a vexatória lanterna na mão e somente 10 pontos conquistados. Mesmo com uma partida a menos, justamente contra o Vasco, que ocupa a 19ª posição, o time mineiro terá uma duríssima tarefa de escapar da degola, que seria uma tragédia financeira para o clube.
Segundo a UFMG, o América tem 89,5% de chances de voltar à Série B. Na Copa do Brasil, o Coelho até chegou longe, mas também acabou eliminado pelo Corithians, na disputa por pênaltis, nas quartas. Na Sul-Americana, o Coelho segue vivo e pega o Fortaleza agora, nas quartas de final. Também não é uma prioridade do clube, mas o Coelho segue avançando.
Ainda há esperança de se salvar? Sim, claro, temos um turno inteiro ainda pela frente. Há muitos pontos em disputa. Mas o Coelho parece ter entrado naquele espiral de derrotas. E sair dele é o grande desafio. Está nas mãos do argentino Fabián Bustos consegui um verdadeiro milagre.
Vamos para o segundo turno!