Bem-vindo a um 'novo' Campeonato Brasileiro
Contratações de vários clubes brasileiros devem modificar o panorama do Brasileirão
Pois bem, disputada quase a metade do Campeonato Brasileiro, alguns clubes com 15 partidas disputadas, outros com 16, outros com 14 e até com 13. Agora chegou o momento tão esperado por muitos torcedores.
A aguardada janela de transferências do meio do ano está aberta. E sabe o que isto significa? Que poderemos ter uma "novo" Brasileirão a partir de agora.
Até agora, dos 20 clubes que disputam a competição, nada menos que 13 anunciaram novidades em seus elencos. Somente Athletico-PR, Bragantino, Criciúma, Cuiabá, Flamengo, Internacional e São Paulo não foram ao mercado.
Dos que anunciaram contratações - reforços saberemos se efetivamente são quando entrarem em campo -, quem mais se movimentou foi justamente um clube mineiro e que estava realmente precisando, o Cruzeiro, com sua nova gestão.
Pedrinho abriu o cofre e trouxe sete caras novas para o restante da temporada: o goleiro Cássio; os volantes Fabrizio Peralta, Matheus Henrique e Walace; o zagueiro Jonathan Jesus; e os atacantes Kaio Jorge e Laurato Díaz.
Além da Raposa, outros clubes brasileiros se movimentaram e 'pesaram' a janela de meio de ano. Ainda em Minas, por exemplo, o Atlético já anunciou o atacante Bernard e os zagueiros Junior Alonso e Lyanco. O volante Fausto Vera está perto de ser oficializado.
Ainda vale destacar o meia Thiago Almada, que chegou ao Botafogo, o goleiro Hugo Souza, anunciado pelo Corinthians, Thiago Silva, zagueiro, que retorna ao Fluminense, o zagueiro Jemerson, no Grêmio, o lateral-direito Agustín Giay e os meias Felipe Anderson e Mauricio, novidades do Palmeiras, e o meia Philippe Coutinho, que agitou o Vasco.
Estes nomes, e alguns outros, menos contados, prometem transformar o Brasileirão em outra competição. Ou seja, novamente é hora de dizer que 'a sorte está lançada'.
Uma esperança a mais para torcedores de clubes que estão brigando na parte de baixo da tabela. Casos de Fluminense, Grêmio e Corinthians, por exemplo, todos na zona de rebaixamento.
Mas um alento para quem ainda espera mais futebol do Galo, por exemplo. Amargando uma campanha bem abaixo do que se esperava, o time mineiro aposta suas cartas na volta de selecionáveis, contundidos e suspensos, mas também nas caras novas. Aí vale um registro, dois já são conhecidos, Alonso e Bernard. Mas que o torcedor não espere um 'Alegria nas Pernas' de 2013. ados 11 anos, a forma de atuar é outra.
Na Raposa, um dilema. Com o time ainda montado por Ronaldo, Fernando Seabra vem dando conta do recado. E aí? O que fazer? Cássio assume o lugar de Anderson, em boa fase? No meio-campo, os novos volantes entram no lugar dos que já estão aí? O clube cumpre uma campanha acima do esperado e já vislumbra outros horizontes, inclusive na Copa Sul-Americana.
Vale lembrar que os jogadores que foram contratados e já estão regularizados a partir desta quinta-feira (11), já podem estrear a partir deste sábado (13), quando começa a 17ª rodada. Enfim, a ver como será a 'nova' disputa.