-
3 casais se formam em 1 só capítulo de Volta por Cima. Um deles faz amor quente em cenas inusitadas
-
Para a educação: amor e coragem mais do que nunca
-
A salvação é pela graça
-
Novela das sete que marcou época ganha nova chance e será reprisada pela terceira vez
-
Último crime e remo assassino: o que acontece com Juliano no final de Garota do Momento
Pilares do futuro empresarial em Minas Gerais
Tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento humano
A estreia do Amcham Talks em Belo Horizonte, no último dia 17 de outubro, trouxe debates essenciais para o futuro dos negócios em Minas Gerais. Com a presença de mais de 400 líderes empresariais, o evento reforçou a importância da tecnologia, da sustentabilidade e do desenvolvimento humano. Esses fatores são hoje os pilares que irão sustentar o sucesso das empresas no cenário futuro.
Durante o evento, ficou evidente que a inteligência artificial (IA) e a inovação não são ameaças, mas sim aliadas que podem otimizar o tempo e potencializar a resolução de problemas complexos. Na Sala Tech, a discussão girou em torno de como a IA pode libertar as pessoas de atividades rotineiras e permitir que elas se concentrem em funções mais estratégicas. A cultura da inovação foi destacada pela BS2 ao demonstrar que para inovar continuamente é fundamental permitir que os colaboradores tenham espaço para errar e aprender. Esse tipo de mentalidade ajuda a fortalecer a evolução dos negócios em mercados cada vez mais dinâmicos.
Já na Sala Profissional do Futuro, o papel das pessoas foi colocado no centro da discussão. A JLL e a ArcelorMittal destacaram que, embora a tecnologia seja essencial, são os colaboradores que fazem a diferença no sucesso das empresas. Valorizar e incluir os funcionários nos processos decisórios se mostrou uma estratégia vital para o crescimento empresarial. O profissional do futuro precisa ser um solucionador de problemas complexos, utilizando as ferramentas tecnológicas como e.
A Sala Sustentabilidade, liderada pelo Grupo Sada, reforçou que práticas sustentáveis são fundamentais não apenas para o impacto social e ambiental, mas também para a longevidade das empresas. O Grupo Octa, por exemplo, mostrou como a economia circular pode transformar o mercado, focando no reúso e reciclagem de materiais, gerando impacto positivo e redução de desperdícios. A Cemig trouxe um alerta sobre a necessidade de acelerar a transição energética no Brasil. Apesar de termos uma matriz energética com alta participação de renováveis, ainda é necessário digitalizar e eletrificar processos para garantir o crescimento sustentável no longo prazo.
As discussões no Amcham Talks deixaram claro que inovação, sustentabilidade e pessoas são temas conectados e interdependentes. A tecnologia impulsiona os negócios, mas sem gestão humana e práticas sustentáveis, o futuro empresarial corre risco. As empresas precisam estar preparadas para integrar esses três pilares, construindo um ambiente corporativo mais resiliente, inovador e capaz de propor soluções que atendam às demandas de um mercado ocupado por diferentes gerações.
Como líderes, precisamos garantir que nossas organizações estejam prontas para esse futuro. Isso exige abraçar a inovação tecnológica, ao mesmo tempo em que colocamos as pessoas e o meio ambiente no centro das decisões.
O Amcham Talks mostrou que Minas Gerais está no caminho certo, avançando como um polo de inovação e desenvolvimento sustentável.
(*) Douglas Arantes é Gerente Regional da Câmara Americana de Comércio em Minas Gerais (Amcham MG)