O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é esperado nesta sexta-feira (25) na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, a 423 km de São Paulo. Antes, ele deve ar por Ribeirão Preto, também no interior paulista.
Bolsonaro deve ser homenageado nesta sexta com a entrega do título de cidadão honorário de Barretos, prevista para acontecer no Rancho Ponto de Pouso, no Parque do Peão.
O decreto legislativo aprovado na Câmara Municipal é do vereador Paulo Correa (PL). Ele alegou que o currículo de Bolsonaro, por si só, já justificaria a honraria e que “nada mais justo que o diploma de cidadania, por ser motivo de orgulho, de toda a sociedade barretense”.
Bolsonaro esteve em todas as edições da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos desde 2017. No ano ado, durante a campanha pela reeleição, ele foi apresentado na arena de Barretos pelo locutor Cuiabano Lima, seu fiel seguidor, que comandou um Pai Nosso e pediu bênção para o então presidente, que ainda andou a cavalo, sendo ovacionado pelo público.
Já em 2019, Bolsonaro no estádio de rodeios da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos um decreto que flexibilizava a legislação sobre os eventos em todo o país e, na prática, dificultava ações judiciais de entidades de proteção animal contra os rodeios.
Dessa vez, sem mandato e impedido de disputar eleições pelo próximos 8 anos, devido à condenação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro chega a Barretos em meio a série de investigações criminais, incluindo o caso das joias sauditas e acusações de incentivar os ataques aos Três Poderes em 8 de janeiro.
Bolsonaro recebeu alta nesta quinta-feira (24) de um hospital privado na cidade de São Paulo. À noite ele já estava em Brasília, onde mora.
A internação do ex-presidente no Hospital Vila Nova Star teve como objetivo avaliar sua condição clínica, principalmente no sistema digestivo, trânsito intestinal e hérnia abdominal. Ele deve ar por três cirurgias em setembro para tratar de problemas de septo, refluxo e abdômen.