Guidance usa dados e inteligência artificial para otimizar lucro de empresas
Time de especialistas propõe projetos e soluções para diferentes setores da economia
Tecnologia, inovação e inteligência artificial (IA) para potencializar os lucros.
Essa é a receita da Guidance, empresa belo-horizontina, especializada em criar receitas através da análise de dados.
Formada há seis anos, o time de experts já entregou mais de 70 projetos, com uma cartela diversificada de clientes - do mercado financeiro ao varejista, do setor de saúde à indústria do esporte.
Dados e IA
O Atlético e sua Arena MRV integram um dos cases de sucesso da Guidance.
Em cinco meses, foi possível levantar R$ 7 milhões em novos ganhos para o clube, ou seja, recursos garimpados graças ao trabalho de dados e IA.
Para cada cliente, são traçados planejamento específicos. No caso do Galo, a empresa fez a integração de todos os sistemas e bases de dados, otimizou a venda de ingressos, sugeriu descontos e precificação de produtos e propôs campanhas e estratégias de acordo com o perfil dos torcedores.
Estádio cheio
O CEO da Guidance, Geraldo Franciscani, explica que “com inteligência artificial, conseguimos encontrar os melhores preços dos ingressos, aumentando o lucro e deixando o estádio cheio”.
“Conseguimos, inclusive, prever quem comprou ingresso e não vai ao jogo e quem vai ou não renovar o programa de sócio para sugerir possíveis ações para retê-los", exemplifica o CEO da Guidance.
Repositório
Outro exemplo citado pela Guidance é o caso do banco BS2.
A instituição financeira não tinha um data lake, ou seja, um repositório centralizado de dados, o que dificultava projetos de inteligência artificial e análise estratégicas.
A Guidance migrou os dados para um ambiente estruturado, integrando múltiplas áreas do banco, o que aumentou a eficiência e possibilitou insights estratégicos de negócio e criou uma base para expansão do projeto de dados e implantação de inteligência artificial.