-
Refeições vegetarianas no fast-food: conheça as opções de cada rede
-
Gastronomia | Aprenda as melhores receitas
-
Dia da Pastelaria: 5 endereços clássicos para comer pastel em Belo Horizonte
-
Comidas Típicas do Brasil: Pratos Tradicionais de cada Região
-
Conheça 7 restaurantes para almoçar no centro de Belo Horizonte
Refeições vegetarianas no fast-food: conheça as opções de cada rede
Saiba quais redes de restaurantes oferecem hambúrguer com proteína vegetal no Brasil
Quem é um dos mais de 40 milhões de brasileiros — segundo o Ibope em 2021 — que se declaram vegetarianos encontram por aí muito mais opções de lanches do que encontravam 10 anos atrás. O ‘mercado’ do vegetarianismo cresce e vira não só uma oportunidade de alimentação inclusiva, mas também de negócio para quem trabalha com gastronomia.
Um dos setores que também viu chance de se adequar e atrair mais clientes é o de fast-food, principalmente os focados em hambúrgueres. Algumas das grandes redes oferecem refeições vegetarianas com proteína vegetal para aqueles que não querem consumir carne animal, mas não abrem mão de um sabor especial.
A reportagem de O TEMPO entrou em contato com os fast-foods mais famosos do Brasil para entender o cardápio voltado para os que não comem carne. Veja algumas redes que oferecem opções vegetarianas:
Redes de fast-food com refeições vegetarianas
Bob’s
A rede brasileira de mais de 70 anos oferece seis opções seguras para vegetarianos, de diversos tamanhos e sabores. Um deles é o Big Bob, clássico na rede, com o hambúrguer de origem 100% vegetal. Para quem quer um lanche menor e mais rápido, o Bob’s inclui no cardápio o cheeseburger com a carne vegetal. A proteína é da linha Incrível Seara, e o Bob’s informou que as opções estão no cardápio desde 2022 em todas as lojas do país.
Burger King
Outra rede de fast-food que ganhou bastante espaço com os vegetarianos é o Burger King, marca conhecida por seus hambúrgueres grelhados no fogo. A primeira ‘aventura’ do BK no mercado sem carne foi há 10 anos, em 2015, com um hambúrguer feito a partir da proteína de soja. Após muitas pesquisas e evolução no cardápio, o restaurante americano agora oferece o Rebel Whopper (Whopper® Vegetariano), uma versão feita de plantas do carro-chefe da marca. Ele está no cardápio desde 2020 e disponível em todos os restaurantes do país.
Subway
Com o objetivo de oferecer uma alimentação rápida e mais saudável, o Subway também é uma das redes que aposta em versões sem carne do sanduíche. O mais básico é o Sub Vegetariano, que, além do pão, conta com vegetais, queijo e molhos. Para quem não dispensa a proteína vegetal, a opção é o Sub Veg, que tem ‘hamburguinho vegetal, cheddar veg, alface, picles, tomate, cebola roxa, pimentão e molho BBQ’. Vale destacar que o cheddar é vegano, sem nenhum produto de origem animal
O sanduíche foi desenvolvido em parceria com a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), que auxiliou no desenvolvimento da proteína e do queijo vegetais.
Giraffas
Outra rede brasileira que tem opções vegetarianas é o Giraffas, que além das refeições completas, também tem no cardápio alguns sanduíches. Da lista, é a única que tem uma proteína vegetal sabor frango, um diferencial em relação às outras citadas. Segundo o restaurante, os pratos entraram no menu vegetariano em 2018 e foram evoluindo para acolher os vegetarianos. Os pratos são a Parmegiana Vegetariana (Milanesa de legumes, molho de tomate e muçarela), o Croc Vegetariano (Pão macio, milanesa de legumes empanada, alface americana e maionese), que também tem na versão ‘combo’, com bebida e batata frita, a Salada (Alface americana, cenoura, tomate e repolho roxo) e a Salada com Milanesa Vegetariana.
Outros clientes ainda têm que esperar
A reportagem também entrou em contato com o KFC e o McDonald’s, para entender as opções vegetarianas do cardápio. A primeira oferece algumas opções em restaurantes de outros países, como Estados Unidos e Portugal, mas ainda não tem alternativa vegetal ao tradicional frango frito.
Em resposta, afirmou que “atualmente, não oferece opções vegetarianas em seu cardápio. A operação no país é baseada na receita original de frango, mundialmente reconhecida, e em processos padronizados que priorizam a excelência na preparação dos produtos. A rede entende e respeita a crescente demanda por alternativas vegetarianas e está sempre atenta às preferências dos consumidores. No entanto, neste momento, não há previsão de inclusão de itens sem proteína animal no menu nacional.”
O McDonald’s também não tem opções sem carne no cardápio. A reportagem questionou se há planos para a inclusão de itens vegetais no futuro em restaurantes do Brasil, mas até a publicação dessa matéria, a rede não havia respondido.