CELEBRAÇÃO

Casa Camelo comemora um ano de nova sede com programação especial

Espaço abriga a exposição coletiva “Naquela Casa”, a partir desta quinta-feira, além de atividades formativas e diversificadas


Publicado em 20 de maio de 2025 | 14:55

Para celebrar o primeiro ano de sua nova sede, no bairro Sagrada Família, região Leste de Belo Horizonte, a Casa Camelo promove uma programação especial que condensa e amplia sua trajetória como espaço dedicado à arte contemporânea. A partir desta quinta-feira (22), das 18h às 22h, acontece a abertura da exposição coletiva “Naquela Casa”, que reúne obras de 19 artistas premiados nas quatro edições do Festival Casa Camelo de Arte Contemporânea. A mostra apresenta uma diversidade de linguagens e es como pintura, instalação, vídeo, fotografia e desenho. Toda a programação é gratuita.

Os artistas participantes da exposição “Naquela Casa” são Alisson Damasceno, Daniel Pinho, David Magila, Dolores Orange, Érica Storer, Esther Az, Fernanda Luz, Rafael Ribeiro, Julianismo, Hortência Abreu e Ricardo Burgarelli, a dupla Laís Velloso e Julia Bernardes, Laryssa Machada, Marcel Diogo, Marcus Deusdedit, Olívia Viana, Randolpho Lamonier e Thiago Costa.

“'Naquela Casa' é uma exposição/comemoração que junta diversos artistas que foram premiados nas quatro edições do Festival Camelo de Arte Contemporânea, evento que teve sua primeira edição em 2017 e caminha para a 5º edição em 2025. Além de um retorno à memória da Casa, a exposição propõe conexões entre as mais diversas linguagens e características das obras expostas. Na mostra há de tudo: pintura, desenho, instalações, vídeos, fotografias e textos”, diz Luiz Lemos, um dos idealizadores da Casa Camelo, em material divulgado à imprensa.

A programação de aniversário da Casa Camelo conta, ainda, com uma série de atividades formativas. Entre elas, destacam-se a “Leitura de portfólios”, com Camilla Rocha Campos, nos dias 23 de maio e 3 de junho, atividade que propõe reflexões sobre os processos e formas de apresentação no campo das artes visuais; e oficina criativa com Efe Godoy, no dia 24 de maio, que, de forma lúdica e experimental, convida o público a imaginar e criar fábulas a partir de experiências com quintais.

No dia 31 de maio será lançado o catálogo do 4º Festival Casa Camelo de Arte Contemporânea, realizado em 2024, com curadoria de Marcel Diogo, Fabíola Martins, Gabriela Carvalho e Luiz Lemos. Organizado pelo professor e pesquisador Eduardo de Jesus, o catálogo contém entrevistas com os artistas premiados Alisson Damasceno, Dolores Orange, Fernanda Luz, e a dupla Julia Bernardes e Laís Veloso, que apresentaram exposições individuais na 4ª edição do festival, além de reflexões sobre o papel do evento no cenário da arte contemporânea brasileira, ampliando perspectivas de experimentações artísticas, formação e difusão.

Espaço da arte coletiva

Após sete anos de intervalo, a Casa Camelo, inaugurada em 2011 por Luiz Lemos e outros seis artistas nos corredores da Escola de Belas Artes da UFMG como um ateliê coletivo que habitou o espaço até 2017, retomou suas atividades artísticas e culturais. Em sua antiga sede, no bairro Santa Efigênia, os artistas e organizadores realizaram inúmeros eventos com participação de centenas de artistas de projeção no cenário brasileiro como exposições, feiras de arte e cursos para diversos públicos. Durante esse período, a Casa Camelo tornou-se um projeto, atuando em parceria com outros espaços e instituições.

A nova sede da Casa Camelo, no bairro Sagrada Família, possui mais de 250m² e amplia cada vez mais suas atividades com exposições gratuitas, cursos, oficinas, palestras e eventos diversos organizados em parcerias com artistas, curadores, professores e pesquisadores das artes visuais.

SERVIÇO

Abertura da exposição “Naquela Casa”

Data: 22 de maio, das 18h às 22h

Visitação: Às quartas, quintas e sextas-feiras, das 14h às 18h; e aos sábados, das 14h às 17h

Local: Casa Camelo (rua Santo Agostinho, 365, Sagrada Família)

Mais informações: https://www.instagram.com/casacamelo/