-
Cruzeiro e Valentín Gómez avançam nas negociações; saiba os detalhes
-
Médica avalia mudança em parto de Brunna Gonçalves: 'Leva a graves lesões'
-
Ave extinta por 50 anos volta a habitar maior área de Mata Atlântica em MG
-
‘A Viagem’: saiba onde foi gravado o ‘Vale dos Suicidas’, o ‘céu’ e outras locações da novela
-
Atlético e Cruzeiro têm opções livres na próxima janela; confira
Resultado do Enem 2024 é divulgado pelo Inep, mas site fica instável
Nota do exame pode ser utilizada para ingressar no ensino superior; Sisu abre no dia 17 de janeiro
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi liberado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira (13/01). Os estudantes podem ar a nota na Página do Participante com seu do gov.br.
A nota geral do exame é a média do resultado obtido nas cinco áreas de conhecimento do exame, inclusive a redação — o espelho da redação, porém, não é divulgado ao mesmo tempo.
Em coletiva de imprensa, o presidente do Inep, Manuel Palácios, reconheceu que o sistema ficou instável por volta das 9h, mas foi restabelecido sem retirada de informações do ar.
Como ocorre todos os anos, "Inep" se tornou um dos termos mais utilizados no X no Brasil.
O sistema do INEP tá tão sobrecarregado ... Verei minhas notas horrendas amanhã
— CNPJ do Joanne Trattoria 13.130.013/0013-13 dstvd (@AmaruCianzenta) January 13, 2025
se o inep n ta querendo carregar p mim, é um aviso p eu n olhar mesmo essa nota 🙈
— maria (@cl4roca) January 13, 2025
No que é possível utilizar o a nota do Enem 2024?
O Enem é a principal forma de entrada no ensino superior no país. Por ele, estudantes podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas em universidades federais. Na lista, estão a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de São Paulo (USP).
Outra possibilidade é o ProUni, que oferta bolsas de estudo em universidades privadas para estudantes de baixa renda. As bolsas podem ser integrais, com cobertura de 100% da mensalidade, ou parciais, que cobrem 50%, em cursos de graduação.
Estudantes que fizeram o Enem podem, ainda, se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia até 100% das mensalidades em instituições de ensino privadas. As notas do Enem também podem ser usadas para ingresso em universidades de Portugal conveniadas com o Ministério da Educação brasileiro.
Calendário
Sisu
As inscrições no Sisu poderão ser feitas entre os dias 17 e 21 de janeiro. A seleção seguirá a ordem de notas obtidas pelos candidatos de acordo com as vagas ofertadas em casa curso. No sistema, o estudante poderá ter noção da nota de corte para o curso pretendido e selecionar duas opções. As inscrições serão permitidas na modalidade de ampla concorrência ou via cotas.