Minas Gerais

Áudio dizendo que suspeito de nazismo atacaria escolas leva pânico a Piraúba

O áudio afirmava que o suspeito de nazismo atacaria escolas da cidade em retaliação por ter sido preso, mas polícia afirma ser fake news

Por Natália Oliveira
Publicado em 22 de março de 2023 | 18:34

Um áudio de WhatsApp dizendo que um homem preso por apologia ao nazismo iria se vingar atacando escolas levou pânico aos moradores de Piraúba, na região da Zona da Mata de Minas Gerais. Nesta segunda-feira (20 de março) e nesta terça-feira (21 de março), as instituições de ensino amanheceram vazias. 

Por causa disso, a Polícia Civil e a prefeitura da cidade fizeram uma reunião nessa terça-feira para tranquilizar pais, alunos e funcionários. Foi explicado que há indícios de que o áudio seja uma fake news, já que não há relação entre a ameaça de ataque e o homem preso por nazismo. 

O delegado Rafael Nalin relatou que o caso começou na última sexta-feira (17 de março), quando foi denunciado que um suspeito de 57 anos estava fazendo apologia ao nazismo em sua loja no centro da cidade. No local, havia símbolos voltados para o nazismo nos vidros que ficam voltados para a rua e para dentro da loja. O homem tinha também uma machadinha e uma máscara. 

A prisão dele foi ratificada pelo crime de nazismo, mas como o suspeito tinha bons antecedentes, ele foi solto. De acordo com o delegado, logo após a soltura, começaram a circular áudios nas redes sociais atribuídos ao suspeito dizendo que o homem iria se vingar por ter sido preso por nazismo atacando as escolas da cidade. 

“Nós investigamos e não há nenhuma relação entre o áudio e o suspeito. Acredito que alguém disseminou essa fake news e deixou pais, alunos e funcionários assustados”, contou o delegado. 

A Polícia Civil junto a prefeitura informou que não há motivos para pânico e que os pais podem encaminhar os alunos para as escolas normalmente. Houve policiamento nas instituições de ensino nos últimos dias e nada foi constatado.