INVESTIGAÇÃO

Operação do MP cumpre mandados após fraude em concurso público no Sul de Minas

São cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Consolação e Paraisópolis


Publicado em 28 de maio de 2025 | 11:00

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), deflagrou na manhã desta quarta-feira (28 de maio) a operação “Sapiens”, que investiga possíveis fraudes em concurso público realizado pela Prefeitura de Consolação, no Sul de Minas. São cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Consolação e Paraisópolis.

A investigação feita até o momento encontrou indícios de “vazamento” do gabarito em favor de pessoas ligadas a agentes públicos, tanto da prefeitura quanto da Câmara Municipal. Investigações também apontaram que candidatos “possivelmente analfabetos” foram aprovados, além de candidatos que acertaram todas as questões do concurso, o que sugere ocorrência da fraude.

Os trabalhos são conduzidos pela Promotoria de Justiça de Paraisópolis, Coordenadoria Regional do Patrimônio Público e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Pouso Alegre com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais. Os suspeitos são investigados pelo artigo 311-A do Código Penal, que trata sobre fraude em concurso público As penas para os particulares que fizeram uso do gabarito “vazado” é de 1 a 4 anos de reclusão e multa.