-
Brasil terá neve pela primeira vez em 2025; saiba onde
-
Personal é impedida de usar após ser confundida com pessoa trans
-
Homem estupra companheira hospitalizada e é preso
-
Vídeo: imagens mostram momento em que dois irmãos são mortos
-
Receita libera consulta ao 1º lote de restituição do IR 2025; saiba quando
Alerta laranja: veja como será a 1ª onda de frio do Brasil em 2025 e cidades mais afetadas
Massa de ar polar atinge regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte entre 29 e 31 de maio, com mínimas previstas entre 2°C e 20°C nas madrugadas
A primeira frente fria de 2025 atingirá o Brasil nos últimos dias de maio, com previsão de temperaturas mínimas recordes entre 2°C e 20°C nas capitais do centro-sul e norte do país. As temperaturas mais baixas do ano devem ocorrer nas madrugadas de sexta-feira (30) e sábado (31), afetando estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Rondônia, Acre e sul do Amazonas.
A massa de ar polar que avança pelo território brasileiro causará declínio térmico em várias regiões. Segundo dados da Climatempo, a quinta-feira (29) já apresentará condições climáticas adversas, com nebulosidade, chuva e ventos frios persistentes nas capitais do Sul, em São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho e Rio Branco.
As capitais mais afetadas serão aquelas localizadas nas regiões Sul, Centro-Oeste e parte do Norte, além da capital paulista. Estas localidades têm grande probabilidade de registrar as menores temperaturas do ano até agora.
No Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia e Brasília, a onda de frio terá intensidade fraca a moderada até 31 de maio, com pequena probabilidade de recordes de temperatura mínima.
Após esta onda de frio, uma nova massa de ar frio deve avançar sobre o centro-sul do Brasil nos primeiros dias de junho. Este novo sistema meteorológico poderá manter ou intensificar as baixas temperaturas nas regiões afetadas.
Veja previsões:
Em Porto Alegre, as temperaturas devem ficar entre 7°C e 9°C, superando os atuais recordes de 9,2°C de mínima e 19,9°C de máxima. Florianópolis deve registrar entre 9°C e 11°C, abaixo dos atuais 12,4°C e 21,7°C.
Curitiba enfrentará o frio mais intenso entre as capitais do Sul, com previsão de 2°C a 4°C, bem abaixo dos recordes atuais de 9,5°C e 17,1°C. São Paulo terá temperaturas entre 8°C e 10°C, quando os recordes atuais são de 13,3°C e 16,8°C.
Campo Grande deve registrar entre 4°C e 6°C, superando os atuais 13,8°C e 22,6°C. Em Cuiabá, a previsão é de 11°C a 13°C, abaixo dos atuais 19,0°C e 26,0°C.
Rio Branco terá entre 14°C e 16°C, comparado aos atuais 20,4°C e 26,3°C. Porto Velho deve registrar entre 18°C e 20°C, quando os recordes atuais são de 23,0°C e 26°C no aeroporto.