NO PARANÁ

Renault amplia Centro de Design no Brasil com foco em projetos globais da marca

Novo complexo no Paraná dobra de capacidade para projetos de carros globais da Renault; centro foi responsável pelo desenho do Kardian e da picape Niagara

Por AUTOTEMPO
Publicado em 14 de maio de 2025 | 17:10

A Renault reforçou sua estratégia internacional com a expansão do Renault Design Center Latam (RDCL) em São José dos Pinhais (PR). Inaugurado em outubro de 2023, o centro agora ocupa 2.440 m² – o dobro do tamanho original – e integra tecnologias de ponta para impulsionar a criação de veículos.

Durante cerimônia com executivos globais, incluindo Laurens van den Acker, chefe mundial de design da Renault, foram apresentados os novos recursos do Centro de Design Latam da Renault.

O local ganhou um showroom tecnológico, equipado com LED de 15 m x 3 m, idêntico ao do centro de design da Renault, na França, que permite visualização de veículos em escala real e sincronização de projetos com a Europa.

O ateliê de modelagem de carroceria teve sua capacidade quadruplicada para protótipos em clay (a argila usada para esculpir detalhes do desenho dos carros) e desenvolvimento simultâneo de quatro projetos.

Por fim, o laboratório de cores e materiais recebeu uma nova cabine de luz simula condições reais de iluminação para análise detalhada de texturas e acabamentos.

Tecnologias que conectam continentes

O RDCL instalado na fábrica da Renault, no Paraná, conta também com: sala de realidade virtual (com óculos de última geração, permite colaboração em tempo real entre equipes globais e um pátio de análise externa, segundo a Renault, o único na América Latina, que oferece 500 m² para avaliação de protótipos sob luz natural.

Design do Kardian e da Niagara

O centro de design brasileiro da Renault já desenvolveu o SUV Kardian (lançado em 2024) e também o conceito da futura picape média da Renault, a Niagara, que antecipa a nova linguagem visual da marca.

Atualmente, o local trabalha no desenvolvimento do Renault Boreal, o novo SUV médio da marca, que chegará a 70 países, incluindo o Brasil.

“Com a ampliação na estrutura, aliado ao uso de equipamentos de alta tecnologia e aos mais avançados sistemas adotados pela Renault no mundo, nossos designers contribuirão ainda mais com o desenvolvimento criativo dos veículos Renault do futuro para a América Latina e para o mundo”, explica Daniel Nozaki, diretor de Design Renault América Latina.