NOAA

Prepare-se! NOAA prevê até 19 tempestades e 5 furacões fortes em 2025 5r4j12

A NOAA prevê até 19 tempestades e 5 grandes furacões na temporada de 2025 no Atlântico 64s1o

Por O TEMPO SERVIÇOS
Publicado em 22 de maio de 2025 | 16:48
 
 
Prepare-se! NOAA prevê até 19 tempestades e 5 furacões fortes em 2025

A istração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) divulgou nesta quinta-feira (22) a previsão para a temporada de furacões no Atlântico em 2025. A agência estima a formação de entre 13 e 19 tempestades nomeadas, o que caracteriza uma temporada acima da média histórica, que é de 14 tempestades.

Dessas, seis a dez podem se transformar em furacões, com ventos superiores a 119 km/h, sendo que três a cinco podem atingir categoria 3 ou superior, com ventos acima de 179 km/h — considerados furacões de grande intensidade.

Estrutura fragilizada preocupa especialistas 4e6mh

Apesar do alerta, a NOAA e o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS) enfrentam uma crise interna. Após uma política federal de redução de custos, centenas de profissionais foram desligados por aposentadorias e cortes de pessoal.

Isso levanta dúvidas sobre a capacidade de resposta durante a temporada de furacões. Alguns centros meteorológicos já reduziram atividades fundamentais, como os lançamentos de balões meteorológicos, essenciais para alimentar os modelos de previsão.

Furacões mais fortes com a mudança climática 17b6a

Os especialistas são unânimes em afirmar que as mudanças climáticas estão tornando os furacões mais intensos. Embora o número total de tempestades não esteja crescendo de forma significativa, a chance de furacões de grande porte aumentou.

De acordo com a NOAA, há 60% de probabilidade de uma temporada acima da média, 30% de uma temporada próxima da normalidade e apenas 10% de uma temporada abaixo da média.

Risco de repetir 2017 5t4o3u

Parte da comunidade científica teme que a temporada de 2025 se pareça com a de 2017, ano em que furacões como Harvey, Irma e Maria causaram destruição em larga escala. Naquele ano, a previsão inicial era de 11 a 17 tempestades nomeadas, mas o número acabou chegando ao limite máximo, com mais furacões intensos do que o esperado.

O levantamento da NOAA acompanha mais de uma dezena de previsões recentes que indicam uma temporada que pode ser moderada a ligeiramente acima da média, mas provavelmente menos intensa do que a de 2024.

Lista de nomes e histórico preocupante 6u3939

A lista de nomes para 2025 vai de Andrea a Wendy. Se todos forem utilizados, a NOAA recorrerá a uma lista alternativa, algo que só aconteceu duas vezes na história — uma delas em 2005, ano do Katrina.

Segundo o especialista Adam Smith, os EUA enfrentaram furacões de categoria 4 ou 5 em seis dos últimos oito anos, uma frequência extremamente alta desde o início dos registros, em 1851.

Em 2024, os furacões Helene e Milton foram responsáveis por mais da metade dos US$ 100 bilhões em prejuízos registrados no país. E antes mesmo da temporada de furacões começar, os incêndios em Los Angeles já colocaram 2025 como um ano com ritmo recorde de desastres climáticos.

Acompanhe todas as atualizações de alertas climáticos em nosso portal.