É DO BRASIL!

Judô não fica fora do pódio olímpico desde 1984 e já trouxe 26 medalhas ao Brasil 4o5s35

Willian Lima, atleta estreante nas Olimpíadas, conquistou a primeira medalha olímpica do Brasil nos Jogos de Paris e foi seguido pela também judoca, Larissa Pimenta e6g2v

Por Maria Clara Lacerda
Atualizado em 28 de julho de 2024 | 13:22
 
 
Lima pode garantir a primeira medalha do Brasil em Paris Foto: Reprodução/ @wlima_

A primeira medalha do Brasil na Olimpíada de Paris é uma prata conquistada neste domingo (28) pelo judoca Willian Lima na categoria meio-leve, até 66kg. A modalidade é de maior êxito entre todas as disputadas pelo Brasil, agora com 26 medalhas. O judô brasileiro não fica fora do pódio desde a Olimpíada de Los Angeles, em 1984.

Natural de Mogi das Cruzes, em São Paulo, Willian representa o país pela primeira vez em uma Olimpíada e lutou contra o japonês Abe Hifumi, que ficou com o ouro. O atleta é um dos dez judocas brasileiros nos Jogos de Paris e, agora, acompanha os colegas de equipe Mayra Aguiar (78kg), Rafaela Silva (57kg), Daniel Cargnin (73kg) e Rafael Silva "Baby" (100kg) entre os medalhistas.

Histórico da categoria 5s321z

O Brasil é um dos dez países que mais subiram ao pódio na história do judô. A primeira medalha olímpica do país na categoria foi conquistada nos Jogos de Munique, em 1972, quando Chiaki Ishii conquistou o bronze. Já o primeiro ouro do país veio de Aurélio Miguel, nas Olimíadas de 1988, em Seul. 

Nas categorias femininas, Ketleyn Quadros foi a primeira brasileira a ganhar uma medalha olímpica no judô, nos Jogos de Pequim, em 2008. Na Olimpíada seguinte, Sarah Menezes conquistou o primeiro ouro feminino em 2012, em Londres.