SONHO DOURADO

Novo esporte olímpico é tema de livro que inspira futuros campeões w5237

Escalada esportiva, que faz parte dos Jogos Olímpicos desde 2021, ganha páginas em obra literária 334v25

Por Da Redação
Atualizado em 11 de fevereiro de 2025 | 19:04
 
 
Serra do Cipó, distrito de Santana do Riacho, é um dos destinos procurados para escalada esportiva Foto: Eduardo Barão

Transformar sonhos em medalhas é um dos objetivos do livro 'Nó de Cravo', da editora Labrador, que conta a história de uma adolescente, de apenas 12 anos, que esteve no pódio de todos os campeonatos de escalada esportiva que participou no Brasil e que, quando completou 20 anos, ganhou ouro nas Olimpíadas. 

A obra será lançada no próximo dia 22 de fevereiro, em Santa do Riacho, onde fica o distrito da Serra do Cipó, em Minas Gerais. Antes disso, nos próximos dias 19, 20 e 21, 70 alunos do ensino médio da Escola Estadual Dona Francisca Josina, de Santana do Riacho, vão receber o livro e participar de uma oficina de escrita criativa com a autora Mariana Grebler.

“Será uma experiência muito especial levar para estes adolescentes o livro que fala do quintal deles, inspirá-los a escrever sobre o local onde vivem, a Serra do Cipó, sobre o turismo, a escalada, os rios, e as cachoeiras”, diz a escritora e jornalista Grebler.

A escala esportiva faz parte dos Jogos Olímpicos desde a edição de 2021 e a autora do livro vê o crescimento da modalidade, esperando que o país consiga ter, igual a personagem Duda, do seu livro, campeões olímpicos, como a Rayssa Leal no skate e Gabriel Medina, no surfe. “Tomara que a  gente chegue lá”, projetou.

O livro 'Nó de Cravo', que teve pré-venda on-line, chega às livrarias neste mês. Além do evento em Santana do Riacho, a obra também será lançada em São Paulo, na Livraria da Vila, dia 13 de fevereiro, às 18h.