Foram definidos, nesta quinta-feira (22), os grupos para o Mundial de Handebol feminino, que acontece entre os dias 16 e 14 de dezembro. O Brasil ficou no Grupo G, ao lado de Suécia, República Tcheca e Cuba, e disputará os jogos da primeira fase em Stuttgart, na Alemanha.
➡️Brasileira é premiada por atitude nas Olimpíadas de Paris; entenda
A seleção feminina de handebol já conquistou um título mundial, em 2013, mas não repetiu o mesmo sucesso nas edições seguintes. Em 2023, o Brasil ou perto da classificação para a fase de mata-mata, mas acabou eliminado nos critérios de desempate, terminando em nono lugar.
Nos Jogos Olímpicos de Paris, no ano ado, a seleção chegou às quartas de final, quando foi superada pela Noruega por 32 a 15. Em 2025, a delegação foi convocada para um período de treinamentos focado no Mundial, no início de abril, e disputou dois amistosos contra a Hungria, dos quais saiu com a derrota.
Na primeira fase do Mundial de Handebol, as 32 seleções classificadas foram divididas em oito grupos de seis, jogando entre si em turno único. As três melhores avançam para a segunda fase, com quatro grupos de seis países, acumulando os resultados da primeira fase. Apenas as duas melhores equipes de cada grupo se classificam para as quartas de final.
A competição terá dois países sede. Além de Stuttgard, as cidades alemãs de Dortmund e Trier também serão palco do Mundial, enquanto a Holanda terá as cidades de Rotterdam e 's-Hertogenbosch como anfitriãs.