BALANÇO DA BTL

Minas em Lisboa: 60 mil visitantes, 30 mil sabores e R$ 60 milhões em negócios 1q2e1r

Cozinha Viva e violeiros Chico Lobo e Pedro Mestre lotaram o estande todos os dias da feira 4jn17

Por Paulo Campos
Publicado em 18 de março de 2025 | 15:10
 
 
A culinária mineira fez sucesso e lotou o estande de Minas todos os dias Foto: Marden Couto / Turismo de Minas / Divulgação

Minas Gerais foi um dos Estados protagonistas na 35ª Better Tourism Lisbon Travel Market, em Lisboa, a maior feira de turismo de Portugal e uma das mais prestigiadas do mundo, ao receber 60 mil visitantes em seu estande e firmar sua posição como referência global em turismo, cultura e gastronomia. Cada porção servida, cada aroma compartilhado e cada sorriso acolhido foram expressões vivas da mineiridade que agora conquista o mundo.

A presença de Minas na feira, de quart-feira  (12/3) a domingo (16/3), foi marcada pela excelência e autenticidade da Cozinha Mineira Clássica e Contemporânea, que ofereceu 30.600 porções e doses ao público europeu, proporcionando uma experiência sensorial e cultural que apresentou Minas Gerais por meio de seus sabores mais emblemáticos.

O barista Ricardo Vaz Torrido preparou diariamente café no estande - Foto: Marden Couto / Turismo de Minas / Divulgação

Do café mineiro foram servidas 7.200 doses, oriundas de três das mais renomadas regiões produtoras do Brasil: Cerrado Mineiro, com destaque para a cidade de Patrocínio, que apresentou cafés de corpo intenso e notas doces, símbolo de excelência mundial; Caparaó Mineiro, com cafés de altitude, acidez cítrica e aroma floral; e Mantiqueira de Minas, com cafés premiados internacionalmente, de notas complexas e sabor equilibrado.

O público também foi conquistado pelo Queijo Minas Artesanal, oferecido em 5.200 porções, proveniente dasndez regiões queijeiras de Minas Gerais, todas reconhecidas pela Unesco como detentoras do título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.