Coluna Daniel Seabra

O esquema de Pepa, no Cruzeiro, não está funcionando; vai mudar? 1b1v57

Treinador português pode alterar a forma de jogar do time já no jogo contra o Bahia 1y3k1m

Por Daniel Seabra
Publicado em 09 de junho de 2023 | 14:40
 
 
Técnico Pepa pode mudar a forma de jogar do Cruzeiro Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Ao que parece, o técnico Pepa vai mudar o esquema do Cruzeiro no jogo contra o Bahia, neste sábado, às 18h30, na Arena Fonte Nova, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O principal calcanhar de Aquiles do time celeste, principalmente nos últimos jogos, tem sido o setor ofensivo.

Eu, Lélio Gustavo e Dimara Oliveira, inclusive falamos um pouco sobre isso, em um vídeo.

Pra mim, o treinador português deveria mudar o esquema, principalmente no ataque. Não está funcionando. Isso já ficou bem claro.

Entrando Gilberto ou Henrique Dourado (ou até mesmo Edu, que não deve permanecer, mas se entrasse...), a bola não tem chegado ao jogador fixo na área. A característica destes atletas é jogar dentro da área, esperando a criação das jogadas.

Aí, duas opções. Ou Pepa mexe no meio-campo, incrementando o setor criativo, com a entrada de Daniel Jr. ou Stênio, ao lado de Mateus Vital, mantendo um jogador fixo na área.

Ou ainda muda no próprio ataque, com mais mobilidade. Aí teria que abrir mão do esquema. Um indício de que este pode ser o caminho é a entrada, pela primeira vez, do jovem Robert, de 18 anos, atacante da equipe sub-20, na relação dos convocados para este jogo.

Em sua entrevista de apresentação, quando chegou ao Cruzeiro, Pepa deixou bem claro qual esquema gosta de montar em seus times. Mas fez a ressalva: "Não vou morrer abraçado com esquema. Se não estiver dando certo, vou mudar".

Ou seja, acho que teremos novidades na equipe que enfrenta os baianos