DESENVOLVIMENTO

Matheus Resende, prefeito de São Joaquim de Bicas, está construindo dez unidades para a educação 1vj1n

São R$ 85 milhões investidos diante de acordo de municipalização do ensino da prefeitura com o governo de Minas Gerais, que ofereceu os recursos para as obras. 2g4l5o

Por Helenice Laguardia
Publicado em 09 de março de 2025 | 16:51
 
 

Matheus Resende, prefeito de São Joaquim de Bicas, investe em obras na cidade

Matheus Resende, prefeito de São Joaquim de Bicas (MG), é o nono entrevistado na Temporada Minas S/A Desenvolvimento e Construção em todas as plataformas de O Tempo.

Apesar dos desafios na educação no pós-pandemia, São Joaquim de Bicas vai viver uma nova fase com a expansão no ensino.

Entre as obras de escolas e creches, o prefeito Matheus Resende conta que já tem uma unidade entregue, seis em andamento e três que terão as obras iniciadas.

São R$ 85 milhões investidos nas dez unidades diante de um acordo de municipalização do ensino do primeiro ao nono ano da Prefeitura Municipal de São Joaquim de Bicas com o governo de Minas Gerais, que ofereceu os recursos para as obras.

"O foco maior do nosso grupo político é regionalizar a educação para levar as escolas e as UBs (na saúde) o mais perto da casa da população", informa Resende.  

No caso da rede de UBs, o prefeito está inaugurando em abril três unidades.

Com 74 bairros divididos em 7 regionais, o plano estratégico de Matheus Resende é que todos os bairros estejam próximos a alguma UBs.

Além disso, o plano é desafogar o atendimento da policlínica da cidade e equipar a unidade, que já faz pequenas cirurgias, com outras especialidades.

No incentivo ao turismo e ao lazer, São Joaquim de Bicas já experimenta o Festival de Gastronomia que recebe 100 mil pessoas durante 4 dias. Por isso, o plano do prefeito é incrementar as festas na cidade.

Outra novidade que vai mudar o cenário econômico da cidade será o gasoduto que vai ar em São Joaquim de Bicas a partir de janeiro de 2026, conforme entendimentos da Gasmig, órgão do governo do Estado, responsável pela instalação, com o prefeito. 

O gasoduto atrai a instalação de novas empresas na cidade por conta do custo da energia que barateia com o gasoduto. 

A seguir, a íntegra da entrevista de Matheus Resende, prefeito de São Joaquim de Bicas:

HL: Matheus, 33 anos, você é de (São Joaquim) Bicas, e sempre aqui na entrevista eu  peço para os prefeitos começarem contando um pouco da trajetória na cidade. Você tem uma trajetória belíssima da família, né, seu pai foi prefeito, seu avô já foi prefeito também, seu primo era prefeito e agora você mantém essa continuidade na cidade, mas para fazer obras. Como foi lá na sua infância, a sua vida toda em São Joaquim de Bicas, Matheus">